Legislação Participativa promove seminário sobre liberdade de expressão e homofobia

paulo_pimentaA Comissão de Legislação Participativa (CLP) realiza nesta quarta-feira seminário para debater os limites entre liberdade de expressão, censura e homofobia. O evento será no plenário 3 da Câmara, a partir das 9h.

Autor da proposta, o deputado Paulo Pimenta (PT-RS) explica que o objetivo é promover uma melhor compreensão do papel da mídia, enquanto meio de formação social, com relação à discriminação de homossexuais no Brasil, já que o número de crimes relacionado a motivos homofóbicos é crescente desde a década de 1960.

“É preciso, pelo menos, abrir uma discussão para que se afirme ou não se a mídia, em especial os programas humorísticos da televisão, contribui para um sistema de segregação e exclusão dos homossexuais, ou se as ‘piadas’ feitas com a comunidade LGBT são inofensivas”, defende Pimenta.

Conforme a Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais, em 2009, foram 198 homicídios registrados contra homossexuais. Em 2010, pesquisadores já contabilizam 205, em dados oficiais. Desse contingente, estima-se que 10% dos criminosos foram presos ou responsabilizados criminalmente.

Outro levantamento, realizado pelo professor e pesquisador da Universidade Federal da Bahia, Luiz Mott, aponta que na década de 1960, foram registrados 30 assassinatos, contra a comunidade LGBT. Nas duas décadas seguintes, 41 e 369, respectivamente. Nos anos 90, os casos mais que triplicaram, quando registraram-se 1.256, e nesses últimos dez anos, 1.429 assassinatos.

“À educação e às política públicas cabem afirmar a cultura da paz, negando a discriminação e reconhecendo o direito de sermos diferentes uns dos outros. O comportamento homofóbico e os crimes de ódio cometidos contra a liberdade de orientação sexual das pessoas corroem os alicerces de uma sociedade que assegura ampla liberdade, por isso propomos o debate para discutir o papel social da mídia com relação à homofobia, ao mesmo tempo em que é permanente nossa preocupação com as garantias à liberdade de expressão”, justifica Paulo Pimenta.

Para o seminário, foram convidados representantes da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT); Rede Globo; TV Bandeirantes; RedeTV; TV Record; Ministério Público Federal; Ordem dos Advogados do Brasil (OAB); Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República; Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Travestis e Transexuais (ABLGT), da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj); do Conselho Federal de Psicologia; a desembargadora aposentada do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, Maria Berenice Dias; e o Diretor do Departamento de Justiça, Classificação, Títulos e Qualificação do Ministério da Justiça, Davi Pires.

Em novembro, as comissões de Legislação Participativa e de Direitos Humanos e Minorias da Câmara já haviam debatido a questão da homofobia em dois seminários, “Escola sem Homofobia” e “Assassinatos LGBT”. Durante a realização desses eventos, o secretário de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do Ministério da Educação (MEC), André Lázaro, afirmou que o projeto de lei que institui o Plano Nacional de Educação (PNE) para 2011 a 2020 deverá conter recomendações contra a homofobia nas escolas.

Desde 2001, o Congresso Nacional discute um projeto de lei que pretende criminalizar a homofobia. Já aprovado pela Câmara, a proposta está na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado. Para o deputado Pimenta, a aprovação de uma lei que torne crime a homofobia não vai resolver definitivamente o problema, mas diminuirá sensivelmente os casos de discriminação contra homossexuais nos diferentes espaços, assim como ocorreu com a criminalização do racismo.

Assessoria parlamentar

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100