O deputado Domingos Dutra (PT-MA) anunciou, em plenário, a realização no próximo dia 15, de uma grande caminhada para chamar a atenção dos Governos do Maranhão e do Piauí e, dos Ministérios de Minas e Energia e do Meio Ambiente, para os problemas decorrentes da construção de cinco hidrelétricas previstas para o Rio Parnaíba.
A caminhada é iniciativa da Diocese de Balsas e de um conjunto de entidades da sociedade civil e acontecerá em Tasso Fragoso. “Nós temos uma hidrelétrica antiga que serve para abastecer parte do Nordeste, e agora está prevista a construção de mais cinco hidrelétricas.
Há cidades no Estado do Maranhão, como Benedito Leite, que praticamente desaparecerão. Milhares de famílias ribeirinhas que moram em áreas urbanas serão diretamente afetadas por esses empreendimentos”, disse. Ele anunciou sua presença no evento.
“Chamo a atenção do Governo Federal para a necessidade de implementar um programa preventivo que atenda às famílias atingidas pela construção de hidrelétricas.
As experiências que temos com a hidrelétrica de Estreito é que são cometidas injustiças inaceitáveis no estágio de desenvolvimento do País. É inaceitável que se produza energia gerando pobreza e exclusão social. As águas dos rios constituem um bem de interesse comum. De fato, é necessário produzir energia, mas não é admissível fazê-lo empobrecendo as pessoas”, concluiu.