Parlamentares e educadores destacaram nesta quarta-feira (8), durante a entrega do Prêmio Darcy Ribeiro 2010, a importância da construção de uma uma educação de qualidade, capaz de promover inclusão social, valorizando a cultura e difundido o acúmulo de conhecimentos da humanidade.
Durante a solenidade de entrega do prêmio, na Câmara, o presidente da Comissão de Educação, deputado Angelo Vanhoni (PT-PR), citou os avanços do Brasil no Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa) de 2009, que mostra que o país está entre os três que mais cresceram na última década.
Estes avanços, disse Vanhoni, estão muito relacionados ao trabalho de muitos brasileiros que, a exemplo do educador Darcy Ribeiro, trabalham com muita paixão para transformar a educação deste país.
“Evoluímos muito nos últimos anos. Sabemos que ainda temos um logo caminho a frente, mas nem por isso podemos deixar de comemorar o nosso desempenho”, afirmou Vanhoni. Ele criticou a grande imprensa que não ressaltou os aspectos positivos do crescimento do Brasil no Pisa. “Queremos que os jornais digam: Somos os melhores. Não podemos ficar somente nos aspectos ruins”, complementou.
O deputado Carlos Abicalil (PT-MT), que entregou o prêmio à Central Única das Favelas (CUFA), reafirmou a necessidade de uma educação inclusiva. “O reconhecimento desta instituição é a prova de que há espaço para todos. Ao recebermos a CUFA no Salão Nobre da Câmara para esta importante premiação, temos a prova de que todos os brasileiros possuem igual capacidade, mesmo pertencendo a uma condição social de exclusão”, afirmou.
Prêmio – Além da Cufa, receberam o prêmio 2010 a Associação Nacional dos Centros Universitários (Anaceu), o Centro Educacional Montessoriano Reino Infantil e a Professora Maria José Rocha Lima.
Edmilson Freitas