Revitalização das ferrovias reduz “Custo Brasil”, diz líder

guiUma nação do tamanho do Brasil, não pode ficar na dependência de rodovias. A revitalização e construção de malha ferroviária vão incrementar o desenvolvimento, reduzir o “Custo Brasil” e promover maior integração da nação por um meio de transporte que é usado internacionalmente e, seguramente, um dos mais confiáveis e baratos do mundo. Essa é a avaliação do líder do PT na Câmara, deputado Fernando Ferro (PT-PE), ao comentar o Plano de Revitalização das Ferrovias, do Governo Federal.

Ainda na avaliação do líder, o presidente Lula está no caminho certo ao priorizar o modal ferroviário brasileiro, abandonado nas últimas décadas. Para ele, a presidenta eleita Dilma Rousseff vai continuar esse projeto.

“A malha ferroviária do Brasil é muito importante para o desenvolvimento econômico e a integração do país. Por isso, não tenho dúvidas que a nossa presidenta vai priorizar a continuidade desse programa. A construção da grande malha ferroviária será uma das marcas que ela pode deixar ao Brasil”, acredita.

O deputado José Guimarães (PT-CE) partilha da mesma opinião. Segundo ele, as obras do governo no setor vão transformar o país. “As três grandes obras do governo que são as ferrovias Norte-Sul, Integração Oeste-Leste e Transnordestina vão proporcionar, além da integração, maior desenvolvimento econômico aos estados e regiões do país, ao reduzir o custo e permitir o escoamento da produção”, disse o deputado.

PAC – As obras em ferrovias foram incluídas no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e são consideradas prioritárias pelo presidente Lula. Segundo dados do governo, até 2012, 3.640 quilômetros passarão a integrar a malha ferroviária brasileira. Outros 15 mil quilômetros de linhas estão sendo planejadas para execução até 2015. A meta é integrar o país com ferrovias, de norte a sul, de leste a oeste e com saída para o Oceano Pacífico.

O governo lançou série especial sobre ferrovias que pode ser acompanhada através do Blog do Planalto, pelo endereço blog.planalto.gov.br

Benildes Rodrigues

 

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