Políticas de cotas para o ingresso do negro nas universidades e direitos igualitários foram temas que dominaram o seminário “Questões Raciais”, na Comissão de Direitos Humanos da Câmara (CDH), nesta quinta-feira (2). Mesa mediada pela deputada Janete Rocha Pietá (PT-SP), vice-presidente da CDH, debateu o documentário “Raça Humana”, uma produção da TV Câmara vencedora do prêmio Vladimir Herozg de Jornalismo e Direitos Humanos 2010.
De acordo com Janete Rocha Pietá, o sistema de cotas é a maneira mais democrática do negro ter acesso ao ensino superior e para uma sociedade mais justa e igualitária. “As cotas são ações afirmativas necessárias para combater as desigualdades e exclusão histórica das comunidades negra e indígena. A democratização do acesso ao ensino superior abre as portas para a realização profissional. Trata-se de uma contribuição para a sociedade muito mais significativa do que a qualificação técnica em si, pois também possui uma dimensão cultural que promove a cidadania e fortalece a nossa democracia”, destacou a parlamentar.
Para o deputado Domingos Dutra (PT-MA), presente ao debate, a exibição de informações como o vídeo “Raça Humana” oferece espaço para discussão e reflexões sobre tema tão antigo, porém, ainda discriminado. “É por meio desse tipo de trabalho que a realidade chega a diversos localidades brasileiras, principalmente nas escolas”, enfatizou Domingos Dutra.
Salis Chagas, estagiário de jornalismo