O deputado Marco Maia (PT-RS) presidiu, na tarde desta quarta-feira (1º), a cerimônia de entrega da Medalha Mérito Legislativo, concedida anualmente pelos parlamentares a personalidades, servidores, entidades ou instituições que realizaram ou realizam serviço ou ação de relevância para a sociedade. Entre os homenageados, estavam o presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Ricardo Lewandowski, indicado pelo deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP) e o ministro de Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende. Marco Maia indicou o romancista, ensaísta e cronista gaúcho Luiz Antonio de Assis Brasil.
Em seu discurso, Maia afirmou que cada um dos homenageados representa, à sua maneira e em sua área, um pouco do povo brasileiro. “Saibam que quando nós, parlamentares, temos que indicar alguém para receber a Medalha, é um grande desafio, pois são muitos os que poderiam estar aqui. E é uma satisfação e uma honra recebê-los neste momento em que a Casa do Povo presta uma homenagem a pessoas que contribuem para o crescimento, fortalecimento e desenvolvimento do nosso país. Esta é uma representação da contribuição dada pelo povo brasileiro”, destacou.
Marco Maia ressaltou ainda que a Medalha Mérito Legislativo é uma homenagem e um agradecimento a Luiz Antônio de Assis Brasil. “Este é um singelo reconhecimento diante da grandiosidade da obra deste magnífico escritor que retrata, para o mundo, a cultura, a tradição e a história gaúcha”, explica.
Em novembro deste ano, o governador eleito do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, convidou Luiz Antônio de Assis Brasil para assumir a Secretaria de Cultura. A indicação de Marco Maia para o escritor receber o Mérito Legislativo foi feita em maio deste ano.