O deputado Iran Barbosa (PT-SE), usou a tribuna da Câmara nesta quarta-feira (1°) para parabenizar os moradores da Comunidade Resina, em Brejo Grande, pelo reconhecimento da Justiça de que as terras onde vivem pertencem à União e, portanto, jamais poderiam ter sido negociadas.
Há cinco anos os pescadores e marisqueiras da Resina, que sempre sofreram com os fazendeiros da região, lutavam pela titulação das suas terras, que acabaram compradas pela Norcon para a construção de um Resort.
Na última terça-feira (30), os moradores fizeram festa para receber os funcionários do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – INCRA, que foram oficializar a decisão da Justiça reconhecendo a Resina como área da União e, portanto, passível de utilização para o assentamento de comunidades tradicionais. O instituto trabalha agora nos encaminhamentos finais para a titulação da terra em favor da comunidade local.
“É com imensa alegria e satisfação que destaco esta conquista do povo da comunidade da Resina. Depois de cinco anos de muita luta e de muita resistência por parte dos pescadores, marisqueiras e quilombolas daquela comunidade, contra todas as investidas de fazendeiros e de empresários, muitas vezes utilizando de violência, para que deixassem aquelas terras, finalmente houve o reconhecimento da Justiça que as terras em questão pertencem à União e que, portanto, não poderiam ter sido negociadas em tempo algum”, ressaltou o parlamentar.
Assessoria Parlamentar