A comissão de Educação e Cultura da Câmara elegeu nesta quarta-feira (1) quatro vencedores para a edição 2010 do Prêmio Darcy Ribeiro em Educação.
Tradicionalmente, apenas três entidades ou personalidades que se destacam na defesa e na promoção da educação são contempladas com a comenda mas, este ano, devido a um empate para o 3º lugar, o presidente da comissão, deputado Angelo Vanhoni (PT-PR), optou por contemplar quatro vencedores. O prêmio será entregue no próximo dia 8, às 17h, durante solenidade na comissão.
Em primeiro lugar, com 15 votos, venceu a Associação Nacional dos Centros Universitários (Anaceu). A entidade foi indicada ao prêmio pelo deputado Jorginho Maluly (DEM-SP) e teve como relator o deputado Gilmar Machado (PT-MG), que deu parecer favorável à homenagem. Em segundo lugar, com 13 votos, ficou o Centro Educacional Montessoriano Reino Infantil. Já a terceira colocação, ficou para Central Única das Favelas (Cufa), indicada ao prêmio pelo deputado Carlos Abicalil (PT-MT), e para a Professora Maria José Rocha Lima, pela criação do projeto “Combatendo a violência escolar pelo prazer de aprender”. Ambos receberam nove votos dos parlamentares.
Projeto – A comissão também aprovou também o projeto de lei (PL nº 7428/10), de autoria do deputado Carlos Santana (PT-RJ), que institui o Dia Nacional das “Tradições das Raízes Africanas e Nações do Candomblé”. Na comissão, a matéria foi relatada pela deputada Dalva Figueiredo (PT-AP).
Edmilson Freitas