Os deputados paraenses Zé Geraldo (PT) e Paulo Rocha (PT), acompanharam o presidente Lula e a presidente eleita Dilma Roussef, na inauguração de eclusas da Hidrelétrica do Tucuruí, no Pará. O evento aconteceu nesta terça-feira (30). O projeto teve inicio em 1981. Foi retomado pelo Ministério dos Transportes e Eletrobras em 2006.
Na avaliação de Zé Geraldo, a construção das eclusas é um marco para a população paraense. “É uma obra histórica para o nosso estado. No passado não havia comprometimento com a população do Pará. Se houvesse, as eclusas teriam sido construídas no mesmo momento que foi construída a hidrelétrica. O Governo Lula realizou o sonho que governos anteriores não conseguiram”, disse o deputado.
Ele destacou, ainda, a importância da construção para a economia da região. “Essa obra é fundamental para o desenvolvimento econômico uma vez que não se está construindo apenas eclusas, mas uma hidrovia que será um novo caminho para escoar a produção gerada no estado”.
As eclusas do Tucuruí nivelam o Rio Tocantins e abrem a Hidrovia Araguaia-Tocantins, ligando o Porto de Belém à região do Alto Araguaia, em Mato Grosso.
Estreito – Antes, pela manhã, o presidente Lula e a presidente eleita Dilma Roussef visitaram as obras da usina hidrelétrica de Estreito, em Imperatriz, no Maranhão. À tarde seguiram para o estado do Pará.
As duas obras foram construídas com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) conduzido por Dilma, no período em que foi ministra da Casa Civil.
Benildes Rodrigues, com Agências