O presidente Luiz Inácio Lula da Silva classificou hoje (29) como revolucionário o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e afirmou que o projeto deverá ser mantido e aperfeiçoado no governo de Dilma Rousseff.
Em seu programa semanal Café com o Presidente, Lula explicou que o programa atinge cerca de 2.300 municípios brasileiros, com 3 milhões de toneladas de alimentos de 160 mil pequenos agricultores distribuídos para 15 milhões de pessoas. Ao todo, 25 mil instituições participam do projeto.
Membro da Comissão de Agricultura da Câmara, o deputado Fernando Melo (PT-AC) explicou que dentre todos os obstáculos enfrentados pelo pequenos agricultores do país, o mais difícil deles é exatamente a venda de seus produtos.
“Com PAA, o agricultor tem a garantia de que os seus alimentos serão comercializados com um preço justo. Esperamos que no próximo governo este programa seja ampliado, para beneficiar ainda mais agricultores. O governo Lula soube potencializar a agricultura familiar e ela respondeu à altura. É fundamental que este programa seja mantido no governo da presidente Dilma”, afirmou.
O Programa de Aquisição de Alimentos foi instituído em 2003 e é coordenado pelos ministérios do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e do Desenvolvimento Agrário, em parceria com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e com governos estaduais e municipais.
Para participar do projeto o agricultor deve ser identificado como agricultor familiar, enquadrando-se no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf)
Equipe Informes com Agência Brasil