“A melhor homenagem que se pode prestar a memória de Adão Pretto é dar prosseguimento a sua luta em defesa dos trabalhadores do campo e pela reforma agrária”. Essas foram as palavras do deputado estadual eleito do PT do Rio Grande do Sul, Edegar Pretto, filho do parlamentar falecido em 2009, durante a solenidade de lançamento do livro “Perfil Parlamentar, Adão Pretto”.
Colega de bancada do parlamentar, o deputado Henrique Fontana (PT-RS), destacou a contribuição que Adão Pretto prestou ao parlamento e a sociedade brasileira. “Essa é uma das homenagens mais justas que o Parlamento poderia prestar a este parlamentar comprometido com as lutas dos camponeses sem terra e os assentados da reforma agrária”, disse.
A publicação, de autoria dos consultores legislativos Ana Luiza Backes e José Cordeiro de Araújo, contou com o apoio do 1º vice-presidente da Câmara, deputado Marco Maia (PT-RS), e o 3º secretário, deputado Odair Cunha (PT-MG).
Estiveram presentes ao evento autoridades do Executivo, como o ministro da Secretária de Direitos Humanos da Presidência da República, Paulo Vannuchi; o ministro da Defesa, Nelson Jobim; e os deputados Emília Fernandes (PT-RS), Dr. Rosinha (PT-PR) e Paulo Pimenta (PT-RS); além do deputado federal eleito Dionilso Marcon (PT-RS) e a Senadora Serys Slhssarenko (PT-MT).
Heber Carvalho