ONU elogia modelo brasileiro de apoio a refugiados

O modelo adotado pelo governo brasileiro para dar assistência a refugiados deve servir de inspiração para iniciativas de integração em outros países da América Latina. A conclusão é da diretora da Agência para Refugiados da Organização das Nações Unidas (Acnur) para as Américas, Marta Juarez, que passou uma semana visitando regiões distintas do Brasil. Atualmente, vivem no país cerca de 4,3 mil refugiados, de 76 nacionalidades.

“É muito positiva a articulação no Brasil entre o Acnur, seus parceiros implementadores e diferentes setores sociais. As parcerias permitem ao refugiado ter acesso a moradia temporária, serviços sociais, educação e cursos de capacitação profissional. Com isso, ele pode buscar emprego e contribuir com a comunidade que o acolheu”, afirmou Marta Juarez.

Na opinião do deputado Nilson Mourão (PT-AC), membro da Comissão de Relações Exteriores, a avaliação da representante da ONU manifesta a seriedade e a responsabilidade com que o Brasil conduz a questão. “O número de refugiados que existe no Brasil é pequeno se levarmos em consideração o número existente no continente europeu. Mas, ainda assim, o Brasil tem tido uma postura exemplar em relação aos refugiados e poderia colaborar ainda mais com as Nações Unidas recebendo um número maior de refugiados”, disse Mourão.

A representante da ONU elogiou a prioridade dada à integração local dos refugiados. Marta Juarez veio ao Brasil para participar do Encontro Internacional sobre Proteção de Refugiados, Apátridas e Movimentos Migratórios Mistos nas Américas – que ocorreu no último dia 11 em Brasília. Na ocasião também foi comemorado o 60º aniversário da agência.

Equipe Informes com Portal Brasil

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também