O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi escolhido pelo governo Indiano nesta sexta-feira (19), para receber o prêmio Indira Gandhi para a Paz, o Desarmamento e o Desenvolvimento de 2010.
A honraria é concedida pelo governo da Índia, por decisão de júri internacional, presidido pelo primeiro-ministro do país, Manmohan Sing.
Em comunicado oficial, o governo indiano justifica a escolha ao destacar a “excepcional” contribuição do presidente Lula aos programas de combate à fome e promoção do desenvolvimento do Brasil. No documento também é destacado o trabalho do líder brasileiro no estreitamento das relações Brasil-Índia. Na última viagem que fez aquele país, em 2007, o presidente foi acompanhado por vários empresários brasileiros e defendeu o fortalecimento econômico entre as duas nações.
Para o integrante da Comissão de Diretos Humanos da Câmara, deputado Luiz Couto (PT-PB), a premiação concedida ao presidente Lula, além de justa, reconhece o esforço do Brasil na construção de um mundo sem violência e com justiça social. “O trabalho realizado pelo governo do presidente Lula, de combate à miséria com desenvolvimento econômico e distribuição de renda, mostra ao mundo que é possível a construção de um mundo mais solidário, justo e fraterno”, afirmou o parlamentar.
Criado em 1986, o prêmio já foi concedido a personalidades como o ex-secretário geral das Nações Unidas, Kofi Annan, aos ex-presidentes da União Soviética, Mikhail Gorbachev, dos Estados Unidos, Jimmy Carter e o ex-primeiro-ministro da República Tcheca, Václav Havel, entre outros.
Heber Carvalho com Agência Brasil.