Seminário aponta prevenção como essencial para reduzir desastres naturais

irinyA Comissão de Direitos Humanos (CDH) da Câmara e o Grupo de Trabalho sobre Emergências Socioambientais da Comissão, debateu em seminário realizado nesta quinta-feira, formas de como o Estado, com apoio da sociedade civil, pode atuar para prevenir ou minimizar os efeitos dos desastres naturais e garantir os direitos humanos fundamentais às populações atingidas por essas tragédias. A presidente da Comissão, deputada Iriny Lopes (PT-ES), afirmou na abertura do evento, que “cada episódio de inundação, seca e queimada afeta de maneira drástica os diretos humanos da população”.

Durante o seminário, a prevenção foi abordada como a maneira mais eficaz de reduzir os danos causados pelos desastres naturais. Para o assessor nacional da Cáritas Brasileira (Ong ligada à igreja Católica), José Magalhães de Sousa, o poder público precisa dedicar mais tempo e recursos em políticas de prevenção. “Não dá para atuar apagando fogo ou agindo apenas quando os desastres acontecem”, alertou.

A Coordenadora-Geral do Departamento de Minimização de Desastres da Secretaria Nacional de Defesa Civil do Ministério da Integração Nacional, Daniela da Cunha Lopes, concordou com a afirmação do representante da Cáritas, e destacou as ações tomadas pelo governo federal na prevenção dos desastres naturais. “O governo federal realizou a 1ª Conferência Nacional de Defesa Civil para atender o anseio da sociedade civil brasileira de participar na formulação de propostas de atuação do Estado, principalmente na prevenção”, afirmou.

Segundo Daniela Lopes, a Secretaria Nacional de Defesa Civil também tem atuado na formação de uma consciência nacional de valorização deste trabalho, através de seminários, cursos e campanhas promovidos pelo ministério, principalmente, em municípios com maior prevalência de desastres.

Entre as ações de prevenção, a coordenadora do Ministério da Integração Nacional destacou o mapeamento e o monitoramento das áreas de risco em todo o país. Mesmo reconhecendo a prevenção como a prioridade do ministério, Daniela Lopes lembrou que o ministério também precisa atuar na assistência às populações atingidas. “O ministério criou um grupo de apoio, ligado à Secretaria de Defesa Civil, para prestar assistência às populações vítimas de desastres. Esse grupo é formado por especialistas de diversas áreas, que atuam no auxílio a municípios atingidos por desastres naturais”, ressaltou.

Heber Carvalho.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100