O deputado Eudes Xavier (PT-CE) ocupou a Tribuna na quarta-feira para anunciar a realização, de 24 a 27 de novembro, do 7º Caju Nordeste, que é o maior evento da cajucultura do Brasil, onde se reúnem produtores, trabalhadores e toda a cadeia produtiva, para analisar os impactos, os desafios e principalmente as oportunidades da área.
Segundo ele, neste ano, a 7ª edição do Caju Nordeste tem o apoio dos ministérios do Desenvolvimento Agrário e da Agricultura e terá como ponto principal contribuir com a organização e a modernização da cadeia produtiva da cajucultura, incentivando o uso de tecnologias inovadoras para aumento da produtividade, da qualidade e da rentabilidade da cadeia do caju aos produtores e produtoras.
“Além do mais, é um estímulo aos pesquisadores, às universidades, ao SEBRAE. Todo esse aparato que cria políticas públicas no Brasil terá também a sua contribuição”, disse.
No evento, informou, haverá também um laboratório de transferência de tecnologias a respeito da qualidade da castanha, dos clones, do cajueiro e do valor nutricional do caju, que será apresentado pela EMBRAPA e pelo scentro de pesquisa do Sebrae.
“Este será um momento também em que o tema da economia solidária junto aos produtores, inclusive aos pequenos e aos médios, será debatida por nós, com a ajuda da Secretaria Nacional de Economia Solidária”, concluiu .
Equipe Informes