Durante reunião em Brasília entre a bancada federal de Mato Grosso do Sul e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS), o deputado Antônio Carlos Biffi (PT-MS) destacou a conquista das sete escolas técnicas federais em Mato Grosso do Sul. “Graças à sensibilidade do presidente Lula, em 2003, revogamos uma lei, da qual fui relator, criada durante o governo FHC, que proibia a expansão das escolas técnicas no país, deixando a responsabilidade para estados e municípios. Após essa etapa concluímos a unidade de Nova Andradina, paralisada durante 15 anos, e conquistamos mais seis unidades”, disse.
As unidades contempladas, disse, foram as de Campo Grande, Coxim, Corumbá, Aquidauana, Ponta Porã e Três Lagoas que serão entregues no primeiro semestre de 2011.
O parlamentar destacou ainda que nas duas fases iniciais, conclusão da unidade de Nova Andradina e a construção das seis unidades, o município de Dourados não foi contemplado devido a conquista da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), ação ocorrida paralela ao plano de expansão das escolas técnicas.
“Eu fui relator do projeto que criou a UFGD. Trabalhei e articulei exaustivamente para a construção de uma universidade federal no segundo maior município do nosso estado. Agora, com a instituição já consolidada, peço o apoio de toda a bancada de MS para que o IFET de Dourados seja prioridade durante a terceira fase do plano de expansão do ensino técnico-profissional que, além de Dourados, visa beneficiar, vários municípios”, destacou.
A reunião, realizada na Câmara dos Deputados, foi organizada pelo reitor do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, Marcus Aurélius Stier Serpe e contou com a presença do Pró-Reitor de Pesquisa e Inovação, Paulo Marcos Esselin, do diretor-geral, José Junio Rodrigues de Souza, parlamentares de MS o prefeitos.
Assessoria Parlamentar