O “Seminário Inovações Sociais na América Latina e no Caribe”, que será realizado no Instituto das Américas da Universidade da Califórnia, de hoje (17) até sexta-feira (19), apresentará as 25 melhores iniciativas sociais inovadoras da última meia década.
O Brasil, com sete iniciativas selecionadas, será o país com mais representantes, seguido por Argentina (5), Chile (2) e Equador (2). Outros países como Belize, Bolívia, Colômbia, Costa Rica, Guatemala, Haiti, México, Paraguai e Peru tiveram apenas uma iniciativa selecionada.
As 25 iniciativas sociais inovadoras foram escolhidas para o seminário entre 4,8 mil apresentadas, em cinco edições do concurso “Experiências em inovação social”, organizado pela Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL), com o apoio da Fundação Kellogg.
O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção dos Adolescentes do Trabalho Doméstico em Belo Horizonte (MG); ações de saúde comunitária na Floresta Nacional dos Tapajós; o projeto Reflorestamento Econômico Consorciado e Andesado (Reca); e a estratégia de redução da mortalidade materna, perinatal e infantil conhecida como “trevo de quatro folhas”, são algumas das iniciativas que serão debatidas nos Estados Unidos.
Brasília Confidencial