A partir desta terça-feira (16) qualquer cidadão poderá participar de audiências públicas, via internet, promovidas pelas comissões da Câmara dos Deputados. O projeto piloto do novo serviço da Agência Câmara de Notícias permitirá a participação popular através de perguntas enviadas para o e-mail: [email protected].
O serviço começou nesta terça-feira e os internautas já podem enviar as perguntas para os convidados do Seminário: “Emergências Socioambientais e Direitos Humanos: Novos Paradigmas da Prevenção de Desastres”, que será promovido pela Comissão de Direitos Humanos e Minorias na próxima quinta-feira (18). Os e-mails devem ser enviados com o campo assunto CDH.
Também podem ser enviadas, por exemplo, perguntas destinadas ao ministro da Educação, Fernando Haddad, que estará na Comissão de Educação e Cultura da Câmara nesta quarta-feira, a partir das 10h, para falar sobre as falhas ocorridas na última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os e-mails enviados para o ministro Haddad devem constar no campo assunto: CEC.
Para a presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, deputada Iriny Lopes (PT-ES), a nova ferramenta vai aproximar a população dos trabalhos realizados no parlamento. “A participação, via internet, nos trabalhos das comissões representa a garantia da democratização e da presença popular no processo legislativo da Câmara dos Deputados”, afirma.
As audiências selecionadas serão transmitidas ao vivo pela Agência Câmara e terão cobertura jornalística em tempo real.
Heber Carvalho com agência Câmara.