Atividades marcam semana da Consciência Negra

negros_dest2Exposições de fotografia, saraus e festival gastronômico são algumas das atividades que a Câmara fará em homenageiam ao Dia da Consciência Negra, comemorado no próximo dia 20. Além de homenagear a comunidade negra do país, as atividades têm como objetivo reforçar a importância da influência africana na cultura brasileira. Atividades semelhantes também serão promovidas em todo o país.

A partir da próxima semana, servidores, parlamentares e visitantes da Câmara poderão apreciar, em vários espaços da casa, exposições fotográficas produzidas pelo Espaço Cultural Zumbi dos Palmares da Câmara. No corredor de acesso ao Plenário será apresentada a exposição “Benin-Bahia, mensagens do ultramar”. Nesta mostra, os organizadores sintetizam em 60 imagens o espírito da pesquisa antropológica realizada pela italiana Patrícia Giancotti sobre a tradição religiosa e os intercâmbios culturais entre Brasil e Benin. Patrícia morou quase dez anos na Bahia para desenvolver sua tese de antropologia sobre as mulheres no candomblé. Durante este período produziu vários ensaios fotográficos sobre a cultura afrodescendente. A mostra ficará exposta de 16 a 26 de novembro, das 9h às 18h.

Na Sala de Exposições do Espaço Cultural Zumbi dos Palmares, que fica ao lado da Chapelaria da Câmara, os visitantes já podem conhecer a mostra “Herança africana: retratos das mulheres africanas e afro-colombianas”. A exposição é um recorte social e antropológico das raízes africanas na Colômbia, de grande impacto visual. A exposição é uma iniciativa da Fundação Palmares e estará aberta ao público até o dia 2 de dezembro, das 9h às 17h.

Tecelagem africana – A Exposição “Pano de Alaká – a tecelagem africana na Bahia” apresenta toda a riqueza estética e ritualística dos panos da costa criados e produzidos na Casa do Alaká, espaço de memória e arte localizado na comunidade-terreiro do Ilê Axé Opô Afonjá, bairro de São Gonçalo do Retiro na cidade de Salvador, Bahia. Pano de alaká ou pano da costa é uma tecelagem tradicional de povos e culturas da África Ocidental, mais especificamente dos povos Yoruba e Fon/Ewe. A exposição é uma iniciativa da Confederação Nacional do Comércio (CNC) e ficará aberta à visitação na Galeria do 10º andar do Anexo IV da Câmara das 10hs às 15hs até o dia 22 .

A partir do dia 22 será aberta a mostra “Carolina vive”. Dedicada à escritora Carolina Maria de Jesus. A escritora vivia perambulando pelas ruas de São Paulo catando papéis para sobreviver. No Canindé, favela onde morava, tinha o hábito de escrever sobre as dificuldades que vivia. A mostra traz o diário original, fotos e documentos da escritora que, embora tenha conhecido a fama, morreu muito pobre. A exposição ficará disponíbel até o dia 26, das 9h às 18h. Além das exposições, o Núcleo de Literatura do Espaço Cultural apresentará um sarau literário e musical que exaltará o negro no samba de enredo e na cultura brasileira. O evento será no dia 22, às 20 h, no Teatro Sesc Sílvio Barbato. A entrada é franca.

Festival de gastronomia – Nos dias 10 e 11 de novembro o público poderá provar uma refeição especial. Isto porque o Espaço Mesa Brasileira, instalado dentro do Restaurante-Escola SENAC, vai preparar um cardápio com influências na culinária de matriz africana. Será cobrado R$ 30 por pessoa pelo buffet , incluindo a sobremesa. O buffet será servido no Restaurante Senac, no 10º andar do Anexo IV.

Equipe Informes com agência Câmara

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100