Estatuto de Igualdade Racial foi divisor de água em políticas afrodescendentes

consciencia_negraPela primeira vez desde que foi instituído o Dia da Consciência Negra no Brasil (20 de novembro), na década de 60, a comunidade afrodescendente brasileira tem o que comemorar: a aprovação do Estatuto da Igualdade Racial.

Após ser aprovado pelo Congresso Nacional, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou o Estatuto em julho deste ano, colocando um ponto final em reivindicação histórica do movimento. Este ano o 20 novembro será uma data, sobretudo, de confraternização para os ativistas, parlamentares, e para toda a comunidade negra do país que sempre lutou por uma política pública capaz de reparar os anos e anos de desigualdade racial no país.

Para o líder do PT na Câmara, deputado Fernando Ferro (PT-PE), a aprovação do Estatuto representou um divisor de águas nas lutas por igualdade racial no país. Mais do que fazer um balanço sobre os avanços, o parlamentar explicou que este é um bom momento para se repensar a atuação desses movimentos no país. “O Estatuto é a maior de todas as conquistas mas, agora, o momento é outro. Temos que focar na implantação de todas as políticas públicas e ações previstas no Estatuto.

Essas, sim, serão responsáveis pela grande transformação social que a comunidade negra brasileira aguarda desde que foi assinada a abolição da escravidão no Brasil, em 13 de maio de 1988″, explicou.

Este novo momento, de acordo com o parlamentar, deve-se aos contínuos esforços do governo Lula, que não mediu esforços para promover a inclusão social histórica e a dívida que o Estado Brasileiro tem com os afrodescendentes. “A característica do governo Lula foi de inclusão social, de reparação de dívidas sociais, dentre elas com a comunidade negra do Brasil. Todos os avanços que tivemos nos últimos oito anos, especialmente a aprovação do Estatuto, foram fruto da mobilização social, da comunidade negra organizada e do governo Lula. O estatuto é um instrumento importante e é decisivo para a construção dessas políticas de cidadania pra todos os brasileiros, em especial para a comunidade afrodescendente”, destacou.

Fernando Ferro enfatizou ainda que o Estatuto é parte de um projeto político, desde a fundação do PT. “Está no nosso projeto político e são conquistas irreversíveis que dizem respeito às ações de governo e, principalmente, à consolidação de uma cidadania que exige o cumprimento desses espaços que foram conquistados. O Estatuto não é nenhuma doação, nem generosidade, mas sim um dever do Estado brasileiro”, disse.

Para o deputado Edson Santos (PT-RJ), ex-ministro da Secretaria Especial da Igualdade Racial, a aprovação do Estatuto é o primeiro ganho para consolidar a política de combate ao racismo no país. “É um regulamento que vai precisar de aperfeiçoamento para que possa ser implementado. Este mecanismo prevê a possibilidade do poder público de estimular a inclusão de negros no mercado de trabalho, de forma igualitária e de promover políticas de ações afirmativas, como a questão das cotas”, destacou.

Militante das questões raciais brasileiras, a deputada Janete Rocha Pietá (PT-SP) fez um balanço positivo da gestão do presidente Lula no âmbito das questões raciais e destacou o aumento da bancada de deputados federais afrodescendentes para a próxima legislatura. “Atualmente, a Câmara tem 12 deputados negros. Na próxima legislatura (2011-2015), saltaremos para 22 parlamentares. Mesmo com o aumento, a presença dos afrodescendentes ainda esta muito aquem do esperado, já que a população negra do país representa mais da metade da população”, destacou.

De acordo com a parlamentar, houve grandes avanços na política voltada aos negros. “O Estatuto foi um avanço, pois mostra a necessidade de se estabelecer políticas de igualdade social e racial no Brasil. A questão do acesso à terra, educação, reconhecimento e valorização da cultura, religiosidade e participação na política, também estão contemplados nesta importante ferramenta”, finalizou.

Edmilson Freitas e Salis Chagas

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100