A deputada Fátima Bezerra (PT-RN) discursou no plenário da Câmara nesta quinta-feira (11) em defesa do ministro Fernando Haddad e do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Ela participou de visita que deputados da Comissão de Educação fizeram ao ministro na última quarta-feira, inclusive deputados da oposição. “Demonstramos o nosso reconhecimento pelo bom trabalho realizado pelo ministro Fernando Haddad, e fomos apoiar as medidas que estão sendo adotadas para resolver os problemas que acorreram nas últimas provas do Enem”, explicou.
Segundo a deputada, o exame se tornou um importante meio de acesso ao ensino superior gratuito para milhões de jovens que hoje realizam o sonho de estudarem em uma instituição superior de ensino público. “O Enem passou de 157 mil inscritos, em 1998, para 4,6 milhões agora em 2002. Esses números mostram a grandiosidade deste processo seletivo”, defendeu. Fátima Bezerra afirmou que o ministro Fernando Haddad garantiu que todas as medidas serão tomadas para assegurar o direito dos alunos prejudicados pelos erros gráficos da última prova.
Fátima Bezerra destacou ainda que “o Enem está democratizando o acesso ao ensino superior tratando todas os cidadãos de forma igualitária, sem nenhum tipo de preconceito, seja de ordem social, regional ou de qualquer outro tipo, portanto não é razoável desqualificar um processo tão vitorioso como este”, concluiu.
O ministro da Educação, Fernando Haddad, estará as 10h da próxima quarta-feira, na Comissão de Educação e Cultura da Câmara, para prestar esclarecimentos sobre as ações do ministério em relação ao Enem.
Heber Carvalho.