A Comissão de Orçamento, conjuntamente com três comissões da Câmara e uma do Senado, realiza na quinta-feira (11) audiência pública com o presidente do Banco Central Henrique Meirelles para avaliar o cumprimento dos objetivos e metas das políticas monetária, creditícia e cambial.
O objetivo é discutir o impacto das ações adotadas nas três áreas entre julho de 2009 e junho deste ano. As medidas tomadas pelo governo para evitar a valorização excessiva do real em relação ao dólar deve ser o principal tema dos debates.
Entre as medidas já anunciadas, desde outubro, estão o aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) de 2% para 4% para investimentos estrangeiros em renda fixa; a permissão para o Tesouro Nacional comprar mais dólares no mercado; e resolução do Conselho Monetário Nacional (CMN) para impedir que os estrangeiros migrem da renda variável para a renda fixa, como forma de fugir da nova taxação do IOF.
A audiência, marcada para as 10 h, no plenário 2, é organizada também pelas comissões de Finanças e Tributação; Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio; Fiscalização Financeira e Controle, da Câmara; e pela Comissão de Assuntos Econômicos; e de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle do Senado.
(agencia câmara)