Mantega diz que país pode crescer de 7,5% a 8% em 2010

guido_mantegaO ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou nesta quinta-feira (4), durante reunião ministerial no Palácio do Planalto, que a economia brasileira deve fechar o ano com crescimento de 7,5% a 8%, confirmando as previsões já anunciadas durante a campanha eleitoral pela presidente eleita, Dilma Rousseff..

A previsão anterior do próprio Mantega era de crescimento de 7,5%, enquanto a do Banco Central era de de 7,3%.

Ainda segundo o ministro, como a crise financeira internacional reduziu o ritmo de crescimento da economia no ano passado, os altos índices de 2010 já eram esperados.

O anúncio de Mantega foi feito na reunião ministerial convocada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “[O desempenho] é o melhor dos últimos dois mandatos [do presidente Luiz Inácio Lula da Silva] e o melhor ano dos últimos 25 anos”, disse o ministro, segundo informações de interlocutores do Planalto.

Para o deputado Devanir Ribeiro (PT-SP), “o crescimento nessa proporção traz um reflexo positivo para quem vai começar o governo, principalmente porque tivemos em 2009 um crescimento de praticamente zero. É um marco histórico. Fomos um dos primeiros a sair da crise porque estávamos preparados porque tínhamos reservas (cambiais) suficientes, uma economia estruturada e o setor financeiro estava consolidado”, disse

Lula chamou seus ministros para discutir como fica a situação brasileira diante da decisão do governo dos Estados Unidos de injetar 600 bilhões de dólares na economia até junho de 2011.

Gabriela Mascarenhas com agências

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também