Pesquisa Datafolha realizada sob encomenda da Rede Globo e da Folha de S.Paulo, divulgada nesta sexta-feira (22), confirma que Dilma Rousseff (PT) voltou a subir e agora tem uma vantagem de 12 pontos sobre José Serra (PSDB) na disputa pela Presidência da República. Quando se consideram os votos válidos (excluídos brancos, nulos e indecisos), a petista tem 56% contra 44% do tucano. Todos os demais levantamentos realizados nesta semana – Vox Populi, Ibope e Sensus – confirmaram a preferência do eleitorado pela candidata, que representa a continuidade do projeto do Governo Lula.
Pelo Datafolha, no total, a petista tem 50% das intenções de voto – 3 pontos percentuais acima da pesquisa feita na semana anterior – e o tucano tem 40% (1 ponto percentual abaixo do último levantamento). Os indecisos totalizam 6% dos entrevistados, enquanto nulos e branco somam 4% das intenções de voto declaradas.A pesquisa foi feita ontem (21), em 243 cidades, e ouviu 4.037 pessoas. A margem de erro é de dois pontos.
Primeira pesquisa a confirmar, esta semana, o crescimento da candidata do PT à Presidência no segundo turno das eleições, a enquete realizada pela Vox Populi, divulgada na terça-feira (19) mostrou Dilma com 57% dos votos válidos (quando os votos brancos e nulos são descartados), contra 43% de Serra. Quando são consideradas as intenções de voto, Dilma tem 51%, e Serra aparece com 39%. Votos brancos e nulos, neste caso, somam 6%, e indecisos, 4%.
No início da semana o Ibope também divulgou o crescimento da candidata Dilma Rousseff, então com 11 pontos percentuais à frente de José Serra (PSDB), segundo pesquisa divulgada na quarta-feira, 20. A petista apareceu com 51% das intenções de voto contra 40% de José Serra. Mostrou que Dilma quase dobrou a diferença em relação ao tucano registrada na pesquisa anterior, realizada entre os dias 11 e 13 de outubro. Naquele levantamento, Dilma tinha 49% das intenções de voto (53% dos votos válidos), contra 43% de Serra (47% dos votos válidos).
Já a Pesquisa CNT Sensus divulgada também nesta semana mostrou Dilma Rousseff na liderança da corrida à Presidência com 46,8% das intenções de voto. Já o candidato José Serra, aparece com 41,8%. A pesquisa CNT Sensus foi realizada nos dias 18 e 19 de outubro com dois mil eleitores.
Militância – Os dados, na avaliação do líder da bancada petista na Câmara, deputado Fernando Ferro (PT-PE), refletem a mobilização deflagrada pelos militantes, governadores, deputados e senadores eleitos afim de desmascarar todas as calúnias que vinham sendo alimentadas contra a candidatura de Dilma.
O líder do PT comemorou o cenário de crescimento. “A população está conseguindo identificar o discurso bárbaro e atrasado que vem sendo adotado pelos tucanos, para manchar a imagem da candidata escolhida para dar continuidade a todas as transformações iniciadas no governo do presidente Lula”, afirmou.
Equipe Informes