Paulo Pimenta: temas sociais ajudam reeleição

paulo_pimentaDeputado do PT mais votado no Rio Grande do Sul, com 153.972 votos (2,56% dos válidos), Paulo Pimenta atribui sua reeleição a seu desempenho na CPI da Violência Urbana, na luta pela obrigatoriedade do diploma de jornalista no exercício profissional e na investigação sobre a expansão do uso do crack no Brasil. Presidente da Comissão de Legislativa Participativa, Pimenta destaca o esforço com vistas a recuperar, para este colegiado, a prerrogativa de apresentar emendas ao Orçamento da União, perdida em 2006. O deputado diz ainda que atuará no desenvolvimento de propostas em áreas fundamentais para o Brasil, além de trabalhar em favor de projetos do governo federal. Leia entevista concedida ao Jornal da Câmara:

Quais fatores contribuíram para a sua reeleição?

Paulo Pimenta – Meu mandato é de apoio ao governo federal, mas também conta com uma pauta própria, como a renegociação das dívidas do financiamento estudantil, a PEC do Diploma dos Jornalistas, a proposta de financiamento do Fundo Nacional de Segurança. Tenho convicção de que a reeleição foi fruto do reconhecimento da sociedade ao trabalho dos últimos anos e também pelo diálogo com segmentos sociais e entidades representativas de diversas categorias. Fui presidente da CPI da Violência Urbana, atuei na reorganização do quadro de pessoal do Exército. Tenho uma atuação própria e articulada com a ideia de abertura do Parlamento para a sociedade, como tem feito a Comissão de Legislação Participativa.

Quais temas serão debatidos na Comissão de Legislação Participativa?

Duas questões que são fundamentais. Primeiro, fazer com que a comissão readquira a prerrogativa de apresentar emendas ao Orçamento da União. Segundo, atualizar a legislação de forma a criar condições para que a internet permita a participação do cidadão no processo legislativo. Não podemos admitir que o cidadão faça o Imposto de Renda e movimente contas bancárias pela internet, mas não possa participar do processo legislativo.

Na sua opinião, quais as prioridades na Câmara neste final de legislatura e para 2011?

É preciso discutir ainda neste ano a legislação relativa à exploração do pré-sal e ao Código Florestal, além da PEC sobre o piso salarial dos policiais e bombeiros militares e a PEC dos jornalistas. Estarei empenhado também no desenvolvimento de propostas em áreas fundamentais – como saúde, educação e segurança pública -, priorizando os temas que já estava tratando, como o combate ao crack e a ampliação do financiamento estudantil.

Entendo que 2011 é o ano para se aprovar uma reforma política que traga para a sociedade mais transparência nas eleições, com o financiamento público, a votação por lista e o fim das coligações proporcionais. É preciso ainda uma revisão no critério de representação dos estados na Câmara, pois há uma grave distorção no País. O voto em um estado pode valer 200 vezes mais que em outro estado, o que quebra o princípio elementar da democracia de que cada cidadão é um voto.

(Agência Câmara)

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100