Documentário sobre Direitos Humanos dá prêmio à TV Câmara

humana D 1Cotas raciais e o combate à tortura são temas que têm sido amplamente discutidos pela Comissão de Direitos Humanos da Câmara (CDH). Os debates sobre o sistema de cotas nas Universidades se intensificaram no ano passado na  gestão do deputado Luiz Couto (PT-PB) na presidência do colegiado. Em 2010, tendo como presidente a deputada Iriny Lopes (PT-ES), o debate foi ampliado e, com isso, os dois temas tiveram maior visibilidade na sociedade.

O resultado foi o maior interesse pelos meios de comunicação para abordar os dois temas o que levou a TV Câmara a receber dois prêmios, este ano, na 32ª edição do Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos, um dos mais importantes prêmios de jornalismo na área de direitos humanos. Criado em 1977, o Prêmio Vladimir Herzog agracia produções que estimulam a luta pela cidadania, denunciando violações aos direitos humanos.

O documentário “Raça Humana”, da jornalista Dulce Queiroz, foi o ganhador do prêmio na categoria documentário de TV. E a reportagem especial “Combate à tortura”, produzida pela jornalista Hanna Costa, levou menção honrosa na categoria reportagem de TV. Os trabalhos foram escolhidos entre mais de 300 concorrentes.

A deputada Iriny Lopes, presidente da CDH, parabenizou os profissionais pelo Prêmio. “A TV Câmara tem sido criteriosa nas matérias que faz. E é muito importante que matérias sobre direitos humanos gerem prêmios porque isso fortalece a ideia de direitos humanos e legitima a questão no interior da sociedade”, ressaltou Iriny Lopes.

Documentário – As cotas raciais nas universidades foram o tema do documentário “Raça Humana”. Durante três meses, a equipe da TV Câmara acompanhou a rotina de uma das maiores universidades do País, a Universidade de Brasília (UnB), a primeira instituição federal de ensino superior do Brasil a reservar vagas para negros. O documentário também analisa a polêmica em torno do Estatuto da Igualdade Racial, aprovado em julho pelo Congresso e que já está em vigor.

A menção honrosa foi para a reportagem especial “Combate à tortura”. O assunto é debatido a partir da história do agricultor Aldo José Rodrigues, preso e barbaramente torturado no Distrito Federal em 2003 e depois libertado por falta de provas. As sessões de tortura deixaram sequelas físicas graves no jovem, incluindo a perda da audição. E com a ajuda da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, Aldo obteve na Justiça o direito a indenização e tratamento de saúde.

Agenda – O documentário “Raça Humana” será reapresentado pela TV Câmara nesta sexta-feira (22) a partir das 14h; no sábado (23), às 21h; e no domingo (24), em três horários às 2h, 6h30 e 13h30. Para assistir a reportagem especial “Combate à tortura”, basta acessar os links abaixo:

 

http://www.camara.gov.br/internet/tvcamara/?lnk=ESTADO-COMECA-A-REPARAR-ERRO-COMETIDO-CONTRA-JOVEM-TORTURADO-POR-POLICIAIS&selecao=MAT&materia=110283&programa=69&velocidade=100K

http://www.camara.gov.br/internet/tvcamara/?lnk=TORTURA-AINDA-RESISTE-NO-PAIS&selecao=MAT&materia=99583&programa=69&velocidade=100K

Gizele Benitz, com informações da TV Câmara

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100