A Petrobras inicia no fim deste mês a exploração comercial do petróleo da camada pré-sal. O presidente da estatal, José Sergio Gabrielli, anunciou hoje (18) que as operações comerciais no Campo de Tupi devem começar entre os dias 27 e 28. O anúncio foi feito após a inauguração de novas unidades da Refinaria Henrique Lage (Revap), em São José dos Campos (SP) e que contou com a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
O presidente Lula afirmou que os investimentos da Petrobras vão transformar o Brasil em um exportador não só de petróleo, mas também de seus derivados e a venda desses produtos para o mercado externo, acrescentou o presidente, trará mais renda para a empresa e para o país como um todo. “Não queremos exportar somente o óleo cru”, disse o presidente. “Queremos exportar derivados do petróleo, com maior valor agregado, com mais investimento tecnológico, para que a gente possa ganhar mais dinheiro”, destacou o presidente Lula.
De acordo com o presidente, por causa dos investimentos, a Petrobras passou a ser a segunda maior empresa do setor de petróleo do mundo. Lula disse que, só durante os seus oito anos de mandato, o valor patrimonial da estatal subiu de US$ 15 bilhões para US$ 220 bilhões. “Essa que empresa que nasceu desacreditada, essa empresa que muita gente tentou vender, essa empresa que muitos editorais diziam que não devia se meter a procurar petróleo está se tornando um motivo de orgulho para cada um de nós brasileiros”, afirmou ele.
O presidente da República ainda disse que deixa o governo com a sensação de dever cumprido por ter colaborado com esse crescimento e que fica feliz por ter conseguido estabelecer uma boa relação com diversos setores da sociedade.
O deputado Pedro Eugênio (PT-PE) afirmou que o início da exploração comercial do pré-sal é motivo de comemoração, dada a rapidez com que está acontecendo. “Os adversários do governo Lula diziam que uma coisa era descobir e outra era explorar o pré-sal. Pois bem, o Brasil e a Petrobras estão dando uma resposta aos céticos, porque a política de investimentos do governo Lula está garantindo que haja essa transformação do petróleo do pré-sal, o que significa realmente valor real”, disse o parlamentar petista.
Ainda de acordo com Pedro Eugênio o início da exploração comercial do pré-sal revela também a diferença marcante entre o governo Lula com o que o antecedeu. “O Brasil no governo FHC abriu mão de fazer o refino do petroleo, não havia iniciativas de investimento em novas refinarias. Com o governo Lula o brasil está dando um salto com a construção de novas refinarias, principalmente no nordeste, unindo investimento de refino com desenvolvimento regional.
Extração – O presidente da Petrobras informou ainda que a exploração experimental de Tupi começou em maio. Atualmente, são extraídos do campo cerca de 14 mil barris de petróleo por dia. Com o início da exploração comercial, a extração pode chegar a 100 mil barris por dia. “Claro que isso não será obtido logo no início, mas é a capacidade”, disse Gabrielli.
O presidente da Petrobras também falou sobre a queda no preço das ações da companhia verificada nos últimos meses. Segundo ele, o motivo foi a taxação dos investimentos estrangeiros imposta pelo governo para conter a desvalorização do dólar e não por desconfiança dos investidores no processo de capitalização da estatal.”As ações caíram essencialmente no momento em que grandes investidores quiseram usar uma brecha da mudança do IOF [Imposto Sobre Operações Financeiras]”, justificou.
“Quando aumentou o imposto, existia a possibilidade de você vender os investimentos em ações, transformá-los em reais e comprar títulos de renda fixa. No momento em que isso foi alterado, as ações voltaram se recuperar”, concluiu Gabrielli.
Equipe Informes com Agências