MDA atenderá mulheres rurais e comunidades quilombolas

janete_dest2O Ministério do Desenvolvimento Agrário(MDA) deu início na sexta-feira (8) à execução da Lei de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) para Mulheres Rurais em Territórios da Cidadania e Comunidades Quilombolas. Foram publicados no Diário Oficial da União (DOU), nove chamadas públicas para prestação de serviços orçados em cerca de R$ 23 milhões e 955 mil reais.

São cinco chamadas para as mulheres rurais orçadas em R$ 19.491.840,00 que vão beneficiar 11.860 agricultoras familiares, extrativistas, pescadoras e indígenas. Os serviços de ATER visam qualificar as cadeias produtivas do artesanato e da produção agroecológica, fortalecer a auto-organização das mulheres e seu processo de gestão e comercialização, contribuindo com a autonomia econômica das mulheres.

A Coordenadora-Geral de Organização Produtiva e Comercialização da Diretoria de Política para as Mulheres Rurais e Quilombolas do MDA, Renata Leite explica que “estas chamadas para as mulheres pretendem qualificar e dar sustentabilidade a produção, por meio de gestão mais eficiente dos processos produtivos e econômicos, baseada na cooperação, na solidariedade e na igualdade de acesso a políticas públicas de apoio a produção, comercialização e na socialização do trabalho doméstico e dos cuidados.”

Para comunidades quilombolas são quatro chamadas e vão beneficiar cerca de 82 comunidades e 4.640 famílias quilombolas. As chamadas públicas estão disponíveis no portal do MDA (www.mda.gov.br) e as entidades terão 30 dias para apresentar projetos, contados a partir de publicação no Diário Oficial da União (www.in.gov.br).

A nova ATER começou a ser implementada em julho de 2010, com a abertura de 24 chamadas públicas para a prestação de serviços em Territórios da Cidadania direcionadas à agricultura familiar, às comunidades quilombolas em processo de regularização fundiária pelo Incra e à mulheres rurais.

Para a deputada Janete Rocha Pietá (PT-SP) o crédito oferecido às mulheres rurais em território da cidadania e comunidades quilombolas é de fundamental importância para manter com dignidade famílias no campo e valorizar a produção da agricultura familiar. De acordo com a deputada, grande parte da agricultura familiar é tocada pelas mulheres. “É importante para o governo federal subsidiar recursos para a agricultura familiar, pois mantém o homem no campo e garante a produção dos 30% de alimentos destinados à merenda escolar pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE)”, destaca Janete Pietá.

(MDA com Salis Chagas, estagiário)

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100