O respeito ao meio ambiente, à ética e à transparência são prioridades para o governo e essa tônica será mantida afirmou o ministro Alexandre Padilha (Relações Institucionais) em entrevista coletiva concedida no Palácio da Alvorada nesta terça-feira (5) após reunião do presidente Lula com governadores e senadores eleitos no último dia 3 de outubro.
“O governo respeita o meio ambiente no processo de licenciamento que ele faz e vai manter essa tônica. O governo tem muito a mostrar nos ganhos que nós construímos nos últimos oito anos com a agenda ambiental”, disse Padilha.
Ele lembrou que todo o processo de licenciamento de obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) respeitam as orientações do Ministério do Meio Ambiente. “Por conta do processo de licenciamento ambiental, são feitas revisões. O maior exemplo disso foi todo o processo de licenciamento ambiental da usina Belo Monte. Fizemos a revisão do projeto, reduzimos os impactos ambientais e construímos um projeto de desenvolvimento para aquela região: investimento em saneamento, habitação, infraestrutura da cidade, saúde, educação, iniciativas da área de reflorestamento, apoio ao desenvolvimento local, preservação das reservas indígenas, entre outros”, disse.
Em relação ao combate à corrupção, o ministro afirmou que o governo sempre demonstrou que apura irregularidades de forma prioritária, reafirmando compromisso com a transparência no combate à corrupção. “Esse é um tema que não temos nenhum medo de enfrentar, muito pelo contrário, o nosso governo é um exemplo de combate à corrupção, de busca para apuração de irregularidades. Esse é um tema que não devemos nada”, enfatizou Padilha.
(Blog do Planalto)