O documentário Mama África será exibido em Brasília na próxima segunda (4), na Escola Americana de Brasília, à 18h30. O filme retrata uma África diferente da que estamos acostumados a ver, através dos olhos de filhos ilustres e desconhecidos de dez países do continente mãe. Um dos destaques é o saxofonista moçambicano Moreira Chonguiça, de renome internacional, que se apresentará no lançamento.
Um continente negro, devastado por grandes mazelas como a pobreza generalizada, a subnutrição e a Aids. Essa, infelizmente, ainda é a visão encrustada na cabeça de grande parte da população mundial, estereotipada, criada e alimentada pela mídia. Foi para tentar mudar essa imagem que nasceu Mama África, um documentário de 1h10, roteirizado e produzido pela Cine Internacional, braço africano da produtora tupiniquim Cinevideo.
“Queremos mostrar a África através de outros olhos. Dos olhos de seus filhos”, como explicam as diretoras da Cine Internacional, Mônica Monteiro, Luciana Pires e Carolina Guidotti. O documentário apresenta depoimentos de filhos de dez países do continente africano. Moradores de grandes cidades e pequenas vilas. Homens e mulheres de Moçambique, da Tanzânia, da África do Sul, do Senegal, do Malawi, do Marrocos, da Suazilândia, da Guiné-Bissau, de Cabo Verde e de Ghana.
Mama África foi selecionado para o DocMeeting Argentina, realizado em Buenos Aires nos dias 23, 24 e 25 de setembro e para o BRAFFT – Festival de Cinema Brasileiro no Canadá, que aconteceu de 23 a 26 de setembro.
Segundo o diretor do documentário, Alê Braga, que passou meses viajando pelo continente africano para captar histórias e olhares, “estar na África é desejar que o mundo possa ver, cada dia mais, todas as coisas únicas deste continente, que se relacione sem medo com essa Mama que recebe de braços abertos, e com os incríveis filhos que resolveram continuar vivendo com ela”.
Um desses orgulhosos filhos, o saxofonista moçambicano de renome internacional Moreira Chonguiça é um dos principais personagens do documentário, um filho-exemplo. “Faço parte de um grupo que, sobretudo, enxerga uma África próspera, positiva”. Em depoimento sobre sua participação no Mama África, Chonguiça considera importante fazer parte desta história, contada visualmente sobre o continente e sobre as pessoas que contribuem e trabalham para o seu desenvolvimento.
A Escola Americana de Brasília fica localizada na SGAS, 605, Bloco E. Logo após a exibição do filme haverá show com o músico moçambicano Moreira Chonguiça. O evento será aberto ao público.
Mais informações com Lu Fernandes Comunicação e Imprensa
Atendimento: Christiano Borges / Ivani Cardoso pelo telefone (11) 3814-4600
(assessoria da Cinevideo)