Fazendas de Fernandinho Beira Mar são confiscadas para reforma agrária

pedro_wilson_meiombienteO Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) recebeu nesta terça-feira (28) duas fazendas que pertenciam ao traficante Fernandinho Beira Mar, e que estavam sob controle da Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas (Senad) há mais de 10 anos, desde que a Justiça constatou serem áreas adquiridas com dinheiro do tráfico.

 

Os dois imóveis serão transferidos do patrimônio da União para o Incra de Goiás e as 30 famílias de trabalhadores rurais que residem nas áreas vão aguardar o registro da área em nome do Incra para serem oficializados como beneficiários da reforma agrária. Após isso, será criado o Projeto de Assentamento José Carlos da Silva, em homenagem a um ex-militante da reforma agrária em Goiás.

Para o deputado Pedro Wilson (PT-GO) isso representa uma vitória do grupo parlamentar que luta pelos direitos humanos e dos movimentos sociais. “Estamos nesta longa luta para que propriedades e bens adquiridos por narcotraficantes com dinheiro proveniente do tráfico sejam confiscados pelo Estado e colocados a serviço da reforma agrária, de assentamentos de agricultura familiar e na luta contra as drogas”, disse o parlamentar petista.

As duas fazendas, com 727 hectares e 148 hectares, respectivamente, estão localizadas no município goiano de Paraúna, a 160 quilômetros da capital.A transferência das áreas só foi possível mediante a assinatura de um Termo de Compromisso junto a Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas (Senad). Pela legislação, bens e imóveis do narcotráfico devem ser leiloados e os recursos depositados no Fundo Nacional Antidrogas (Funad). Como o Incra não poderia comprar fazendas que já são da União, o Incra vai destacar para a Senad, por meio de alteração orçamentária, cerca de R$ 3,4 milhões referentes a avaliação dos imóveis. Os recursos serão revertidos para programas de combate ao tráfico de entorpecentes, conforme determina a Lei sobre o Fundo.

Outros casos – Em 2006, em uma ação inédita no País, o Incra/GO negociou com a Justiça e adquiriu a fazenda Quinta da Bicuda, onde hoje existe o assentamento Palmares, com 70 famílias.
.

Localizado no município de Varjão (GO), o imóvel rural, de 1,1 mil hectares, pertencia a Antônio Damásio, líder de uma quadrilha internacional de tráfico de drogas, que foi preso pela Polícia Federal na Operação Caravelas.

Equipe Informes com assessoria do MDA

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também