O otimismo dos industriais brasileiros continua praticamente inalterado quanto aos rumos da recuperação econômica do país. Segundo pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) concluída nesta terça-feira (21) com 2.038 empresas de todos os estados, o Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei) ficou em 63,4 pontos, com leve queda em relação aos 64 pontos do mês passado.
Para o deputado Pedro Eugênio (PT-PE), o resultado é reflexo da situação de estabilidade econômica e política do país. “A perspectiva que temos de continuação do governo Lula na pessoa de Dilma fortalece essa confiança porque não há sobressalto pela frente. Além disso, um dado que é sempre bom lembrar é que quando os empresários se colocam assim, encarando a questão da economia com otimismo, eles investem mais e o investimento no país está crescendo assim como a produção brasileira”, avaliou.
Conforme nota técnica da CNI, o Icei varia de zero a 100 pontos e qualquer valor acima de 50 indica confiança do empresariado. Mesmo com a retração, o Icei está acima da média histórica de 59,5 pontos, numa demonstração de que a expectativa dos industriais é de otimismo.
De acordo com o gerente da Unidade de Pesquisa da CNI, Renato da Fonseca, “o otimismo elevado sinaliza que os industriais continuarão investindo em suas empresas, comprando matéria-prima e contratando mão de obra. Ninguém espera uma paralisação desse crescimento”, disse. A pesquisa da CNI ouviu 1.132 pequenos industriais, 638 de médio porte e 268 grandes empresários.
Equipe Informes com Agências