Lula amplia Bolsa Atleta

Gilmar-D1O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou nesta segunda-feira (20) medida provisória que altera o repasse de recursos da Lei Agnelo/Piva para as confederações esportivas e cria duas novas categorias para o Programa Bolsa Atleta. O Atleta Pódio poderá chegar a uma bolsa de R$ 15 mil e será destinada aos atletas com reais chances de medalha que estejam nas primeiras 20 posições do ranking mundial na modalidade que disputam.

 

O benefício valerá por quatro anos, período que dura o ciclo olímpico, e poderá ser renovado. O bolsa Atleta Base vai suprir as necessidades da categoria estudantil. O valor mensal do benefício será de R$ 370,00.

Para o deputado Gilmar Machado (PT-MG), essa é mais uma medida acertada do governo do presidente Lula. “Vamos valorizar muito o esporte escolar, criando centros de formação para a juventude, para o esporte de base em várias cidades do país. Com essa iniciativa, vamos fazer com que o Brasil continue crescendo e se desenvolvendo dando oportunidade e apoio para o esporte escolar, que faltava no nosso país”, disse.

Antes das alterações introduzidas pela medida provisória na bolsa existente, apenas os esportistas que não tinham patrocínio podiam receber o benefício. Agora, essa condição deixou de existir. Haverá ainda reajuste dos benefícios a serem definidos em 2011.

As alterações na Lei Agnelo/Piva preveem que o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e o Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB) passem a receber os recursos da lei mediante a assinatura de um contrato gerencial com metas a serem cumpridas pelas confederações. O contrato definirá também as prioridades de investimentos dos recursos públicos. De acordo com o ministro Orlando Silva, o objetivo é que o governo acompanhe a destinação do dinheiro. “Se o governo aplica o recurso, ele tem o direito de dialogar”, afirmou.

A atleta Taine Nogueira Lopes, da Seleção Brasileira de Handebol, que recebe o benefício do Bolsa Atleta há dois anos, afirma que as medidas anunciadas vão além do incentivo financeiro. “Além da ajuda financeira, incentivam o atleta. E é importante ele ter incentivo”, afirmou Taine.

Já visando as Olimpíadas de 2016, também foi anunciada a reestruturação da Secretaria Nacional de Alto Rendimento e foram criados a Rede Nacional de Treinamento e o programa Cidade Esportiva que buscará viabilizar espaços para a formação de atletas nos municípios brasileiros.

Equipe Informes com Agência Brasil

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100