O Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) concluiu a sua pesquisa anual que elege os dez parlamentares mais influentes do Congresso Nacional. Na opinião dos próprios parlamentares, entre os mais influentes do Parlamento, três deles são do Partido dos Trabalhadores: o líder do governo na Câmara, deputado Cândido Vaccarreza (SP), e os deputados Antonio Palocci (SP) e José Eduardo Cardozo (SP).
Do ponto de vista partidário e governamental, os partidos da base de apoio ao Governo levaram vantagem na escolha dos “Dez Mais”. Além dos três deputados do PT foram eleitos três representantes do PMDB e um PCdoB. Completa a lista um senador do PSDB e um deputado do DEM. Ou seja, a base de sustentação do governo ficou com oito vagas e a oposição com duas.
Na avaliação do líder do governo, deputado Cândido Vaccarezza, que ficou em segundo lugar na lista dos “Dez Mais”, atrás somente do presidente da Câmara, deputado Michel Temer (PMDB-SP), o resultado da pesquisa reflete o trabalho coletivo da bancada do PT e da base governista no Congresso. “Recebo esse resultado com humildade e com o entendimento de que não é mérito pessoal, mas o reflexo de um trabalho coletivo em defesa dos bons projetos do governo Lula para o País”, afirmou Vaccarezza.
O deputado José Eduardo Cardozo considerou o resultado da pesquisa do Diap importante porque mostra a presença do governo Lula no protagonismo do Congresso Nacional. “A escolha de oito parlamentares da base de sustentação do governo entre os dez mais influentes mostra uma base atuante, propositiva e competente na discussão, formulação e aprovação de projetos de interesse na sociedade brasileira”, enfatizou Cardozo.
Os deputados Vaccarezza e Cardozo também destacaram que o fato dos mais influentes serem da base do governo mostra a sintonia entre o Congresso e a população, “que também faz uma avaliação extremamente positiva das ações do governo Lula”, afirmaram.
Escolha – Para definir os “Dez Mais” do Parlamento, o DIAP escuta os 100 “Cabeças” do Congresso (os 100 parlamentares mais influentes). A consulta aos parlamentares aconteceu entre os dias 10 de agosto e 17 de setembro, tendo votado 64 congressistas – 44 deputados e 20 senadores. Foram eleitos três senadores e sete deputados, conforme tabela no final do texto, em que constam também todos os parlamentares votados na pesquisa.
Dos dez eleitos, concorrem à reeleição para a Câmara (Cândido Vaccarezza, Henrique Eduardo Alves e ACM Neto); são candidatos à reeleição para o Senado (Arthur Virgilio e Romero Jucá); Michel Temer é candidato a vice-presidente da República; José Sarney tem mandato até 2015; Flávio Dino é candidato ao governo do Maranhão e Antônio Palocci e José Eduardo Cardozo não disputam nenhum mandato.
A ordem alfabética dos nomes foi utilizada como critério de desempate entre os “Cabeças” de 2010.
Veja abaixo os “Dez Mais”, com suas respectivas votações:
1º – Deputado Michel Temer (PMDB-SP) – 35 votos
2º – Deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP) – 22 votos
3º – Senador Arthur Virgilio (PSDB-AM) – 21 votos
4º – Senador José Sarney (PMDB-AP) – 20 votos
5º – Senador Romero Jucá (PMDB-RR) – 19 votos
6º – Deputado Flavio Dino (PcdoB-MA) – 18 votos
7º – Deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) – 18 votos
8º – Deputado Antonio Carlos Magalhães Neto (DEM-BA) – 17 votos
9º – Deputado Antonio Palocci (PT-SP) – 15 votos
10º – Deputado José Eduardo Cardozo (PT-SP) – 15 votos
Vânia Rodrigues, com site do Diap