Governo lança plano para reduzir queimadas no Cerrado

lula cerrado D1O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lançou hoje (15), em Brasília, um plano para reduzir os incêndios e o desmatamento, além de viabilizar alternativas para o uso sustentável dos recursos naturais do Cerrado brasileiro.

 

Entre as ações do Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento e das Queimadas no Cerrado (PPCerrado), está prevista a contratação de 4,5 mil brigadistas para atuar na prevenção e no combate às queimadas.

O PPCerrado prevê a implementação de medidas ambientais até 2011, com objetivo de alcançar resultados até 2020. Também entre as medidas estão a ampliação da fiscalização nas rodovias e o aumento da área de floresta plantada voltada para abastecer de carvão vegetal a indústria siderúrgica.

O deputado Pedro Wilson (PT-GO) elogiou o lançamento do PPCerrado. “Essa é uma decisão acertada do governo do presidente Lula. Mesmo diante da emergência que está ocorrendo com o cerrado, pela questão do desmatamento e das queimadas em função da estiagem prolongada, esse plano de ação vem em boa hora”, disse o parlamentar petista. O deputado Pedro Wilson é autor da proposta de emenda à Constituição (PEC 150/1995) que inclui o Cerrado e a Caatinga nos biomas considerados patrimônio nacional e que tramita na Câmara.

Prioridade – As áreas definidas pelo plano como prioritárias para a implantação das ações são as que estão sob intensa pressão do desmatamento, as consideradas de alta prioridade para a biodiversidade, as de alta relevância para a conservação dos recursos hídricos e as dos municípios com maior índice de desmatamento no período de 2002 a 2008.

A ministra do Meio Ambiente, Isabel Teixeira, afirmou que o plano faz parte do compromisso assumido pelo Brasil na Conferência Mundial do Clima, em Copenhague, de redução dos gases de efeito estufa. “É um passo para a implementação dos compromissos da Política Nacional de Clima, do Fundo Clima e do Plano Nacional de Mudanças Climáticas. É um passo para convergir as ações da agricultura sustentável e da siderurgia verde”, disse a ministra.

Ela acrescentou que as ações de vários ministérios serão coordenadas visando a ampliar a fiscalização, reduzir o desmatamento e evitar queimadas. “Vamos apertar a fiscalização no sentido econômico e estratégico. Por outro lado, vamos implementar as medidas de prevenção de queimas. Somado a isso, vamos contratar mais 4,5 mil brigadistas dedicados ao Cerrado no próximos cinco anos. Os próximos dois anos serão essenciais para que a gente invista e temos R$ 350 milhões de vários ministérios”, disse a ministra Izabel Teixeira.

Equipe Informes com Agência Brasil

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100