Entre os dias 6 e 11 de setembro o Museu da República irá receber uma exposição inédita: Caminhos da Reciclagem no Distrito Federal. Evento promovido pelo Arranjo Produtivo Local dos Resíduos Sólidos do DF, com o apoio do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília – CDT/UnB, Sebrae/DF, Fundação Banco do Brasil, BNDES, Ministério da Ciência e Tecnologia, entre outros.
Serão expostos máquinas e equipamentos que são produzidos pela indústria voltada à reciclagem, e também o passo a passo do processo de reciclagem do lixo.
O dia 8 de setembro será marcado com a apresentação da Carta de Brasília, para a assinatura conjunta de novos compromissos e paradigmas a serem negociados e firmados por todas as empresas, entidades e instituições. Todos comprometendo-se com a inclusão social e outros avanços sociais e econômicos inerentes aos processos de reciclagem de materiais.
O Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília – CDT/UnB foi criado em 1986, com o objetivo de apoiar iniciativas de inovação, pesquisa e desenvolvimento, no âmbito do empreendedorismo, por meio da relação Universidade, Governo, Empresa e Sociedade, visando fortalecer econômica e socialmente a região do Distrito Federal.
A Incubadora Social e Solidária é uma modalidade do Programa Multincubadora de Empresas do CDT, cuja missão é apoiar processos de geração e consolidação de empreendimentos. Desde 2005, a Incubadora Social e Solidária atende empreendimentos do Distrito Federal e Entorno nos ramos de produção (artesanato, reciclagem e agricultura familiar) e serviços que visam à valorização do ser humano.
O Projeto Território da Cidadania e da Reciclagem é fruto da parceria entre o Ministério da Ciência e Tecnologia, através da Secretaria de Ciência Tecnologia para Inclusão Social (SECIS), e a Universidade de Brasília, por intermédio do CDT, o projeto visa desenvolver o arranjo produtivo local de resíduos sólidos na cidade com o propósito de transformar Brasília em um pólo de tecnologia e de cidadania com ênfase na reciclagem de materiais.
assessoria da UNB