Lula destaca integração ao inaugurar UNILA

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva ministrou a aula inaugural da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), na tarde de quinta-feira (2), no Cineteatro do Barrageiro, na Itaipu – empresa que apoiou o projeto da nova universidade. “A Unila sempre foi uma obsessão minha”, ressaltou o presidente. “Quando terminar o meu mandato, passarei a faixa com a consciência tranquila, ciente de que deixei, em cada um dos alunos dessa universidade, a semente da integração”.

Lula enfatizou a importância da universidade para o crescimento dos países vizinhos ao Brasil e para a construção de um bloco mais forte e unido. “É bom ter riquezas, mas queremos que nossos vizinhos também sejam ricos, para que possamos partilhar as conquistas. A maior conquista da América Latina é a autoestima. Hoje, temos orgulho de sermos daqui, e esse sentimento deve ser cada vez maior”, enfatizou.

O presidente também carimbou um selo personalizado comemorativo à aula inaugural da Unila, e foi presenteado com uma medalha celebrando a ocasião. Também foi assinado o decreto criando a Comissão Permanente para o Desenvolvimento e Integração Fronteiriça. “Muita gente pensa que a fronteira é o ‘fundo do quintal’, mas ela é a sala de visitas da sociedade. A criação dessa Comissão ainda não é o ‘PAC das Fronteiras’, mas pode ser um primeiro passo nessa direção”, disse o presidente.

Para o ministro da Educação, Fernando Haddad, a missão da Unila vai além da integração dos povos. “Temos condições de criar algo novo aqui em Foz do Iguaçu. A Unila não existe apenas para receber alunos e professores de outros países, ela é compartilhada; é tão brasileira quanto paraguaia, argentina, chilena, e de todos os latino-americanos”, falou.

Antes do discurso do presidente, alunas da Unila, de quatro nacionalidades – brasileira, paraguai, uruguaia e argentina -, agradeceram o presidente e outras autoridades pela instituição da universidade.

“Somos a unidade que nasceu sob o signo da luta e da integração e não aceitamos ser discriminados. E que venham outros hermanos”, disse a estudante brasileira Betânia Cristina Neves, que, depois do discurso, ganhou um forte abraço de Lula.

Equipe Informes com Agência

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100