Bancada petista promove ciência e tecnologia

bittar_pinheiroA bancada do PT trabalha para promover a ciência e a tecnologia no Brasil. Nos últimos quatro anos, os deputados petistas apresentaram projetos e participaram de debates importantes para o setor.

Comissão aprova novas regras para a TV por assinatura

A TV digital, o uso da internet nas eleições, os softwares livres, a inovação tecnológica e a autorregulamentação publicitária na comunicação foram alguns dos temas tratados pela Comissão de Ciência e Tecnologia (CCT). Sempre com a participação ativa dos parlamentares do PT.

O deputado Walter Pinheiro (PT-BA) presidiu a CCT em 2008. Durante a gestão do petista, a comissão aprovou 27 projetos de lei ou de decreto legislativo. Merece destaque o PL 1.695/03, de autoria do próprio Walter Pinheiro, que cria o Sistema de Radiodifusão Pública. O sistema estimula a cultura nacional, regional e local e promove a integração da sociedade civil.

A comissão aprovou ainda o PL 2.710/07, que trata da implantação do Portal Único de Ações Governamentais e Serviços Eletrônicos. O objetivo é integrar sistemas e oferecer na internet os programas públicos nas esferas federal, estadual e municipal. Outra matéria importante aprovada pela CCT foi o PL 4.279/0. O texto torna obrigatória a instalação de telefones públicos nas proximidades de igrejas, associações beneficentes e casas de atendimento a carentes.

Durante a gestão do PT, a CCT inovou ainda ao propor mudanças nas normas de outorga de serviços de radiodifusão. A ex-deputada Maria do Carmo Lara (PT-MG) propôs alterações como vedar a participação de parlamentares e servidores públicos na propriedade, direção ou gerência de emissoras de radiodifusão; mudar as regras sobre o cancelamento de outorga de radiodifusão antes de vencido o prazo; e alterar as normas sobre a não-renovação de outorga de radiodifusão.

Ainda sob o comando de Walter Pinheiro, a comissão avançou nos debates sobre o PL 29/07. Relatada na CCT pelo deputado Jorge Bittar (PT-RJ), a matéria regulamenta o mercado de TV por assinatura e permite a entrada das empresas de telefonia no setor, promovendo a convergência digital ou integração de mídias (leia matéria abaixo).

Projetos de parlamentares petistas também tiveram destaque na comissão. O PL 1.575/07, do deputado Pedro Wilson (PT-GO), instituiu 2008 como o Ano dos Direitos Humanos e da Cidadania, em alusão ao sexagenário da Declaração Universal dos Direitos do Homem e aos vinte anos da Constituição de 1988.

Em 2007, três dos 40 projetos aprovados pela Comissão de Ciência e Tecnologia foram de deputados petistas. O PL 2.012/03, do deputado Luiz Couto (PT-PB), cria o Serviço Municipal de Transparência Postal. O sistema funciona como um painel eletrônico on line no interior das agências, em que o cidadão pode acompanhar a situação dos recursos repassados aos municípios pelo governo federal.

O PL 29/99, do deputado Paulo Rocha (PT-PA), dispõe sobre regulamentação de anúncios publicitários em horários de programação infanto-juvenil. O texto proíbe as emissoras de veicular propagandas que contenham cenas impróprias para aquela faixa etária. O PL 300/07, do ex-deputado Carlito Merss (PT-SC), estende benefícios fiscais aos fabricantes de videogames. O objetivo é reduzir carga tributária sobre os jogos eletrônicos, estimada em 257%.

Ainda em 2007, a comissão aprovou o PL 1.631/07, que dispõe sobre o Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT). A proposta estabelece índices anuais mínimos e máximos para aplicação dos recursos em pesquisas do setor. A CCT também debateu o papel da Comissão Técnica Nacional de Biotecnologia (CTNBio), o programa nuclear brasileiro, a classificação indicativa da programação televisiva e a criação da TV pública brasileira.

A Comissão de Ciência e Tecnologia contou com a participação de 11 parlamentares do PT em 2008. Além de Maria do Carmo Lara, Jorge Bittar e Walter Pinheiro, compuseram o colegiado como titulares os deputados Elismar Prado (MG) e Iriny Lopes (ES). Como suplentes, participaram os deputados Angelo Vanhoni (PR), Cida Diogo (RJ), Fernando Ferro (PE), Jilmar Tatto (SP), Nazareno Fonteles (PI) e Sérgio Barradas Carneiro (BA).

Em 2007, o PT participou da CCT com nove parlamentares. Atuaram como titulares os deputados Elismar Prado, Jorge Bittar, Maria do Carmo Lara, Nazareno Fonteles e Walter Pinheiro. Como suplentes, os petistas Carlos Zarattini (SP), Cida Diogo, Fernando Ferro e José Eduardo Cardozo (SP).

Dante Accioly com Agência Câmara

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100