O ministro da Educação, Fernando Haddad anunciou nesta quarta-feira (18), em Brasília, durante audiência com o deputado Zezéu Ribeiro (PT-BA), a implantação do Centro de Pós-Graduação da Universidade da Integração Luso Afro-Brasileira (Unilab) no município baiano de São Francisco do Conde.
A instalação, de acordo com Zezéu Ribeiro, será no antigo engenho de São Bento das Lajes, prédio do século 19, onde funcionou a primeira Escola Agrícola da América do Sul.
Ainda de acordo com o deputado Zezéu Ribeiro, o ministro da Educação também garantiu que uma das prioridades do governo federal para o próximo ano é a criação da Universidade Federal do Oeste baiano, com sede no município de Barreiras.
Essas duas notícias, segundo o parlamentar petista, significam vitória na luta histórica pela interiorização do ensino universitário federal. “Devemos comemorar e isso coroa uma luta de anos em favor da interiorização do ensino superior gratuito por todo o estado da Bahia”, disse Zezéu Ribeiro.
As iniciativas, acrescentou Zezéu, “são resultado da política do governo Lula na área da educação. O presidente da República que tinha criado mais universidades foi Juscelino Kubistchek, que criou quatro. Aí vem o presidente Lula e implanta 14 universidades federais no Brasil. Aquele que a elite considerava analfabeto foi quem soube dar prioridade ao ensino como um todo, e, particularmente ao ensino universitário, promovendo um processo de descentralização e interiorização do ensino superior”, afirmou Zezéu Ribeiro.
Gizele Benitz