Brasil e EUA assinam acordo para converter dívida em proteção às florestas

leonardo monteiro D 1

Os governos do Brasil e dos Estados Unidos assinaram hoje (12), em Brasília, acordo para reduzir pagamentos de uma dívida brasileira com os EUA no valor aproximado de US$ 21 milhões ao longo dos próximos cinco anos.

Em troca, o governo do Brasil se compromete a destinar esses recursos para programas de conservação nos biomas Mata Atlântica, Cerrado e Caatinga.

O acordo entre os dois países tornou-se possível graças ao Tropical Forest Conservation Act (TFCA) dos EUA, a Lei para a Conservação de Florestas Tropicais, de 1998. Recursos oferecidos por intermédio do TFCA vêm dando apoio a iniciativas como a conservação de áreas protegidas, o manejo de recursos naturais e o apoio ao desenvolvimento de atividades sustentáveis de subsistência para comunidades silvestres.

Este é o primeiro acordo do tipo entre EUA e Brasil, e o 16º acordo TFCA assinado pelos Estados Unidos. Já foram assinados acordos com Bangladesh, Belize, Botsuana, Colômbia, Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Indonésia, Jamaica, Panamá (dois acordos), Paraguai, Peru (dois acordos) e Filipinas. A expectativa é de que esse mecanismo gere mais de US$ 239 milhões para proteger florestas tropicais.

Para o deputado Leonardo Monteiro (PT-MG), integrante da Comissão de Meio Ambiente da Câmara, o acordo vai contribuir para a preservação dos ecossistemas brasileiros. “O Brasil tem potencial muito grande além de vasta diversidade de biomas importantes como mata atlântica, cerrado e caatinga, entre outros. Esses biomas são fundamentais para o Brasil e também para o mundo inteiro. Parabenizo o governo Lula e todos os que se preocupam com a preservação do meio ambiente por esse acordo que vai permitir reduzir nossa dívida e garante mais investimento na preservação ambiental”, disse Leonardo Monteiro.

Acordo – Os recursos originados a partir do acordo para trocar a dívida por ações de conservação ajudarão o Brasil a proteger a Mata Atlântica e as florestas tropicais e matas ciliares do Cerrado e da Caatinga. A ONG ambiental The Nature Conservancy (TNC) teve um importante papel nesse acordo, devido a sua experiência com esse tipo de negociação em outros países, a TNC do Brasil vem apoiando a negociação entre os EUA e o Ministério do Meio Ambiente como forma de garantir continuidade e desfecho e maior comprometimento com a gestão ambiental.

Equipe Informes com Agências

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100