Previdência quer atrair 1 milhão de contribuintes da economia informal

vignatti-D1Até o fim do ano, cerca de 1 milhão de trabalhadores da economia informal deverão se cadastrar na Previdência Social como empreendedores individuais, estimou o ministro da pasta, Carlos Eduardo Gabas. Segundo ele, há um trabalho em conjunto com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e outros órgãos, para alcançar a meta.

Esse mesmo trabalho, de acordo com Gabas, permitiu, neste ano, a formalização de 450 mil trabalhadores que passaram a contribuir com a Previdência Social. Hoje (11), houve mais uma reunião mensal, a exemplo do que vem ocorrendo desde o início da parceria, para discutir novas formas de atração desse público.Estão no grupo de trabalhadores informais que, potencialmente, podem cadastrar-se como empreendedores individuais e contribuir para a Previdência jardineiros, cabeleireiras, jornalistas que trabalham como free lancers, manicures, vendedoras de produtos de beleza, piscineiros, encanadores, gesseiros, motoboys, transportadores de carga, dentre outros.

O deputado Cláudio Vignatti (PT-SC), presidente da Frente Parlamentar Mista da Micro e Pequena Empresa, destacou que a meta de trazer 1 milhão de trabalhadores para a formalidade foi definida com o apoio da frente, quando foi aprovado pelo Congresso Nacional a Lei Complementar nº 128, no final de 2008. “Com essa lei criamos as condições especiais para que o trabalhador conhecido como informal possa se tornar um Empreendedor Individual legalizado, passando a contribuir mensalmente com o INSS, com apenas R$ 61,50. Em contrapartida ele passa a ter direito a benefícios como auxílio maternidade, auxílio doença, aposentadoria, entre outros”, afirmou.

Tanto o ministro Carlos Eduardo Gabas, como o deputado Vignatti destacaram que muita gente ainda não se cadastrou porque não sabe que pode, vir para a formalidade por um processo bem simples e pagando apenas os R$ 61,50. “Além de todos os benefícios previdenciários, vindo para a formalidade, o pequeno empreendedor ainda poderá candidatar-se, no futuro, à aposentadoria”, acrescentou Vignatti”.

O ministro Gabas disse que o Ministério vai promover uma melhoria quanto à questão tecnológica para que seu portal na internet possa fazer a adesão dos trabalhadores online. Pelos cálculos, isso permitirá à Previdência Social atrair um contingente de 10 milhões de trabalhadores que atuam por conta própria, na economia informal.

Para saber sobre a adesão, os interessados podem ligar gratuitamente para o 0800-570-0800 ou para o telefone 135.

Equipe Informes com Agência Brasil

 

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100