Representantes dos governos do Paraguai, Equador e Bolívia estão no Brasil para trocar experiências em ações no combate ao trabalho infantil. O objetivo da visita de intercâmbio, realizada pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) é promover projetos de cooperação entre os países latino-americanos na prevenção e erradicação do trabalho infantil. Além disso, o evento contribui também para o fortalecimento dos governos na luta contra a violação dos direitos das crianças e adolescentes.
A diretora de Proteção Especial da Secretaria Nacional de Assistência Social do MDS, Margarete Cutrim, explica que durante o encontro, que vai até sexta-feira (13), cada país apresentará sua experiência. “Todos os países estão apresentando seus retratos contra o trabalho infantil. Essa integração é muito importante para reconhecer os esforços e avanços no enfrentamento ao trabalho infantil”, afirmou.
Segundo Margarete Cutrim, as ações do Ministério no setor têm reconhecimento internacional. Ela lembrou que para aperfeiçoar estes resultados é necessário que os agentes públicos municipais, estaduais e federais assumam compromisso com a causa. “É importante um compromisso de todos para que crianças e adolescentes façam o uso de seus direitos e não tenham que comprometer o seu desenvolvimento físico e psicológico, se sobrecarregando com atividades que são de competências de adultos”, afirmou.
Além de conhecer o trabalho do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, que executa o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), os técnicos visitaram na terça-feira (10) ações brasileira contra o trabalho infantil em Lauro de Freitas, na Bahia.
Equipe Informes, com informações do MDS