Ipea avalia desigualdade da renda no território nacional

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulga nesta quinta-feira (12), às 11h, em Brasília, as conclusões do Comunicado do Ipea nº 60 – Desigualdade da Renda no Território Brasileiro. Trata-se de um estudo que apresenta dados inéditos da concentração/desigualdade dos PIBs municipais por estados da federação e por grandes regiões.

Segundo o estudo, a contribuição de cada município brasileiro para o Produto Interno Bruto (PIB) permite avaliar a concentração/desigualdade da renda em sua distribuição territorial ao longo do tempo. O resultado que se apresenta é uma expressiva assimetria na participação dos municípios, com alguns poucos respondendo por maior fatia do PIB.

Para combater essa assimetria são fundamentais as políticas públicas de desconcentração produtiva e descentralização dos gastos e investimentos públicos, embora sejam insuficientes sem o desenvolvimento de uma política nacional de desenvolvimento regional e local.

O comunicado será divulgado na sede do Instituto, em Brasília (SBS, Quadra 1, Bloco J, Edifício BNDES, auditório do 16º andar), com apresentação do presidente do Ipea, Márcio Pochmann.

(Assessoria do Ipea)

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também