Foi lançado hoje, na Bahia, o projeto Pescando com Redes 3G que vai beneficiar pescadores e a comunidade indígena de Santa Cruz Cabrália (BA). Para o deputado Walter Pinheiro (PT-BA), integrante da Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara, o programa é um grande exemplo de projeto que visa a inclusão sócio-digital de comunidades tradicionais.
O projeto, capitaneado pela empresa de tecnologia Qualcomm, vai disponibilizar para os pescadores da comunidade Z-51 e integrantes das comunidades indígenas Pataxós e Gaiú, um tele centro com 18 computadores integrados à rede 3G e 20 smartphones. No local, eles terão acesso à previsão meteorológica, localização de cardumes, salinidade e pH da água, tudo em tempo real. Com aplicativos avançados, essas informações serão coletadas e divulgadas aos pescadores via satélite, facilitando o seu trabalho.
Walter Pinheiro foi um dos mediadores entre a Qualcomm e empresas baianas que
desenvolveram os aplicativos desta iniciativa. O deputado também ajudou na escolha da comunidade beneficiada pela ação. “O uso de tecnologias digitais para a inclusão social e cultural tem um poder revolucionário. Facilitar o trabalho de cada um, além de trazer benefícios sociais e econômicos para comunidades inteiras”, afirmou Pinheiro.
Assessoria Parlamentar