O emprego na indústria brasileira cresceu pela sexta vez consecutiva em junho, na comparação mensal, registrando a maior taxa anual da série histórica. A alta foi de 0,5% em junho sobre maio e de 4,9% sobre igual período de 2009, quinta taxa positiva seguida, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira.
Na comparação com junho do ano passado, todas as regiões pesquisas tiveram aumento do emprego e 14 dos 18 setores contrataram. Os destaques foram para a região Nordeste (7,1%) e São Paulo (3,7%).
O desempenho da região Nordeste, na avaliação do deputada Fátima Bezerra (PT-RN) se deve à determinação do governo Lula de combater as desigualdades regionais do País. “É um dado muito positivo para o País e principalmente para a região Nordeste. Isso traduz a ação do governo Lula para reparar a disparidade social existente entre os estados brasileiros”, afirmou.
De acordo com a petista, ao longo dos seus dois mandatos o presidente Lula não mediu esforços para melhorar as condições de vida do povo nordestino. “Nesses oito anos, o governo Lula criou uma série de programas sociais e liberou recursos para grandes obras em infra-estrutura. O resultado é esse, melhoria no emprego e aumento da renda da população”, disse.
Setores – Os setores que mais geram emprego, na comparação anual, foram: Máquinas e equipamentos (9,5%); Produtos de metal (9,8%) e Alimentos e bebidas (3%). No primeiro semestre, o emprego no setor acumulou alta de 2,4%.
Edmilson Freitas com agências