O presidente Lula viajou na manhã desta sexta-feira para Caracas, capital da Venezuela, onde participará de reunião de instalação da Secretaria da Cúpula América do Sul – África e se encontrará com o presidente Hugo Chávez. Ambos vão assinar acordos nas áreas agrícola, financeira, habitação e social. No final do dia, Lula seguirá para Bogotá, na Colômbia, para participar de jantar oferecido pelo presidente da Colômbia, Álvaro Uribe. Neste sábado (7), Lula prestigiará a posse do novo presidente colombiano, Juan Manuel Santos.
No encontro com Chávez, a crise entre Venezuela e Colômbia poderá ser tema das conversas, mas segundo o porta-voz da Presidência da República, Marcelo Baumbach, na opinião de Lula a Unasul é o foro privilegiado para o debate a questão. O Brasil, segundo Baumbach, não levará propostas para dirimir o conflito entre os dois países e manterá sua posição de “auxiliar na retomada do diálogo e na recomposição das relações entre os governos, porque o presidente acredita que isso é muito importante para a transformação do espaço sul-americano, que esteja livre de tensões e de conflitos”.
O porta-voz destacou ainda que o governo brasileiro está ciente de que o presidente eleito da Colômbia, Juan Manuel Santos Calderón, quer dialogar. O presidente Lula espera que isso leve a uma melhoria nas relações entre Colômbia e Venezuela.
Sobre a reunião com o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, Baumbach lembrou que será o décimo encontro desde 2007. Os dois chefes de Estado tomarão conhecimento do Primeiro Plano de Ação Social, elaborado em reunião do “Gabinete Social” instituído no encontro que tiveram em abril. O Plano tem o objetivo de incrementar a cooperação em programas sociais.
Das agências