Comitê Gestor do RIC será instalado nesta quinta-feira

O ministro da Justiça, Luiz Paulo Barreto, instala nesta quinta-feira (5) o Comitê Gestor do Sistema Nacional de Registro de Identificação Civil (SINRIC), instituído por decreto presidencial em maio deste ano. O comitê gestor é responsável pelo funcionamento e gestão do Sistema, que tem como finalidade implementar um único número de identificação para todos os cidadãos brasileiros.

Na solenidade serão empossados representantes de institutos e órgãos de identificação civil de cada região do país. A região Norte será representada pelo estado de Tocantins, o Nordeste pela Bahia, a região Sul pelo estado do Paraná, o Sudeste pelo Espírito Santo e o Centro-Oeste pelo Distrito Federal. Até o momento, 18 estados e o Distrito Federal assinaram o termo de adesão ao SINRIC.

O Ministério da Justiça coordenará o comitê gestor do RIC sob a gestão do secretário executivo, Rafael Thomaz Favetti. O comitê também é formado por representantes dos ministérios da Defesa, da Fazenda, do Planejamento, do Trabalho e Emprego, da Previdência Social, da Saúde, do Desenvolvimento Agrário, da Casa Civil e da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, e do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação.

A nova identidade civil do brasileiro conterá um registro único para todos os cidadãos, acabando com o número de registro individualizado por unidade da federação. Ou seja, todos os estados vão passar a acessar um banco de dados nacional, no qual serão incluídos os dados essenciais e as impressões digitais que individualizam cada cidadão, impossibilitando que uma mesma pessoa tenha dois registros civis diferentes, como acontece hoje em algumas situações.

Assessoria do Ministério da Justiça

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também