A 29ª cúpula de presidentes do Mercosul acontece nos próximos dias 2 e 3 de agosto, na cidade de San Juan, no norte da Argentina. O encontro deverá ter a presença do presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, além dos presidentes da Argentina, Cristina Kirchner; do Paraguai, Fernando Lugo e do Uruguai, José Mujica. Na ocasião, a Argentina passa a Presidência rotativa do bloco ao presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva.
Para o deputado Dr. Rosinha (PT-PR), integrante da Comissão de Relações Exteriores, “existe uma expectativa de que o Brasil contribua bastante na presidência do Mercosul neste último semestre do governo Lula”. Ainda de acordo com ele, outro tema que estará em debate é o fim da cobrança dupla. Atualmente, um produto importado pelo Brasil, por exemplo, paga uma alíquota na entrada e na reexportação para outros países do bloco. Na prática, essa cobrança inviabiliza o livre trânsito de mercadorias dentro do bloco. “Acabar com a cobrança dupla além de diminuir a burocracia e reduzir o preço dos produtos, se constitui um mercado comum, o que é bom”, disse Dr. Rosinha.
Além da presença dos presidentes dos quatro países membros do Mercosul, também foram convidados os presidentes de Bolívia, Chile, Colômbia, Peru, Equador e Venezuela, este último em processo de adesão plena ao Mercosul.
Equipe Informes com Agências