Crise entre Venezuela e Colômbia será tema de reunião da Unasul

drrosinha

A crise entre a Colômbia e a Venezuela será tema de uma reunião nesta quinta-feira (29), em Quito, no Equador. Os ministros das Relações Exteriores da União das Nações Sul-Americanas (Unasul) foram convocados extraordinariamente pela presidência pro tempore do bloco para buscar uma solução que encerre o impasse e evite o agravamento do conflito na região.

A iniciativa foi divulgada em um comunicado do Ministério das Relações Exteriores do Equador – país que ocupa a presidência da Unasul. Integram o bloco as seguintes nações: Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Peru, Argentina, Paraguai, Uruguai, Guiana, Suriname, Chile e Venezuela. A decisão de convocar a reunião foi tomada pelo presidente do Equador, Rafael Correa, que preside a Unasul temporariamente. Criada em maio de 2008, a Unasul é uma organização regional cujo objetivo principal é o fortalecimento do desenvolvimento da América do Sul.

Para o deputado Dr. Rosinha (PT-PR), integrante do Parlamento do Mercosul, os problemas da América Latina devem ser resolvidos no ambiente do Continente. “A Unasul tem representatividade para isso. Até porque, mesmo com a vida política curta, a Unasul intermediou com sucesso o impasse da Bolívia em 2008. Agora, há um conflito bilateral dentro de um continente que tem mais história de paz do que de guerra. A Unasul pode negociar e construir boa relação entre os dois países para o fim do impasse”, ressaltou o parlamentar petista.

Diálogo – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva também quer colaborar na construção do diálogo entre a Colômbia e a Venezuela. No próximo dia 6, ele se reúne com o presidente venezuelano, Hugo Chávez. No dia 7, Lula participa da cerimônia de posse do presidente eleito da Colômbia, Juan Manuel Santos.

Para o presidente do Equador, é fundamental buscar alternativas para superar o conflito envolvendo a Colômbia e Venezuela. Também há uma expectativa de uma sessão extraordinária da Organização dos Estados Americanos (OEA) para debater o tema.

As tensões entre a Venezuela e a Colômbia se agravaram no último dia 22, depois que Chávez anunciou o rompimento das relações com o governo do presidente colombiano, Álvaro Uribe. Chávez tomou a decisão depois que, em sessão extraordinária da OEA, o embaixador da Colômbia na organização, Luis Alfonso Hoyos, mostrou fotografias, vídeos e testemunhos na tentativa de comprovar a existência de 87 acampamentos e 1,5 mil guerrilheiros em território venezuelano.

A acusação da Colômbia fez Chávez anunciar a ruptura de relações diplomáticas com o país vizinho. Paralelamente, ele iniciou um processo de articulação com os presidentes sul-americanos para a mediação do conflito.

Encaminhar a mediação do conflito para o âmbito da Unasul pode deixar de lado os Estados Unidos – que também integram a Organização dos Estados Americanos (OEA) e são o principal aliado da Colômbia no continente.

Equipe Informes, com Agências

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100