Dezessete estados brasileiros serão beneficiados com a entrega de 32 caminhões frigoríficos. O investimento de mais de R$ 6 milhões, do Ministério da Pesca e Aquicultura, irá beneficiar os pescadores artesanais que dependem desse tipo de veículo para conservar, transportar e vender o pescado.
Diagnósticos revelam que grande parte da deficiência estrutural do setor pesqueiro artesanal está vinculada às dificuldades de conservação, principalmente na aquisição do gelo, e transporte do pescado. Os caminhões frigoríficos auxiliarão na distribuição e transporte dos peixes além de estimular a produção e facilitar a comercialização.
O uso dos caminhões irá facilitar a venda dos pescados e melhorar o trabalho e a renda dos pescadores e aquicultores. Além de otimizar o acesso às políticas públicas do MPA e fortalecer a cadeia produtiva do setor pesqueiro e aquícola nacional. O fornecimento dos veículos será feito através de Termo de Permissão de Uso, com prazo de cinco anos, podendo ser renovado.
A seleção dos municípios foi feita por meio de edital durante os meses de junho e julho, quando o MPA cadastrou parceiros interessados em desenvolver projetos de estruturação da cadeia produtiva através da aquisição de Caminhões Frigoríficos. A lista final dos municípios que serão beneficiados com os caminhões sairá no próximo dia 27.
Ministério da Pesca e Aquicultura